Professoras da UFRPE têm projeto aprovado no Programa SBPC vai à Escola 2021

PROFESSORAS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO CONSUMO E DO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS / UFRPE APROVAM PROJETO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO COM FOCO EM EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL!

A partir dos resultados e impactos de outras experiências com foco na troca e compartilhamento de saberes acadêmicos com a sociedade, a SPBC tornou público o Edital do Programa SBPC vai à Escola 2021, que visou estimular a realização de atividades de divulgação da ciência, o estímulo à aquisição do conhecimento científico e da criatividade de crianças, adolescentes e jovens, por meio de atividades voltadas à formação de professores/as do ensino Fundamental e Médio.

Na perspectiva de atender os objetivos desse edital, a Profa Dra Joseana Maria Saraiva do Departamento de Ciências do Consumo, juntamente com a Profa Dra Maria do Rosário de Fátima A. Leitão – Depto de Ciências Sociais, enviaram o projeto “SBPC vai à Escola:  Educar para o consumo sustentável. Entre apenas 30 aprovados no Brasil e somente 2 em Pernambuco, esse foi um dos consagrados.

O projeto trata de um curso de Especialização Lato Senso, de 360 horas/aula, que assume o propósito de aprofundar conhecimentos teórico-práticos acerca da Educação para Consumo Sustentável com gestores (as) e professores (as) do Ensino Fundamental das escolas da rede de educação municipal.

O primeiro curso será ministrado no município de Lagoa de Carro-PE, pelo fato desse município está investindo de forma concreta em ações que visam a aplicabilidade de práticas ecologicamente sustentáveis, na perspectiva de aperfeiçoar processos, tendo em vista reduzir o impacto ambiental, por conseguinte, uma cidade sustentável. Ações efetivas já estão acontecendo no referido município, através da Gerência de Meio Ambiente, a partir de projetos de pesquisa e de extensão que estão sendo desenvolvidos pelo Departamento de Tecnologia Rural /UFRPE.

Articulado ao Departamento de Ciências do Consumo e de Ciências Sociais, bem como a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania/UFRPE e com apoio da Gerência de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação da Prefeitura do Lagoa do Carro-PE, o referido curso, visa, sobremaneira, a partir da formação dos/as educadores/as da rede pública de Lagoa do Carro-PE, a materialização do conhecimento teórico-metodológico sobre a educação para o consumo sustentável nas salas de aulas escolares, com vista alcançar os objetivos estabelecidos pela Política de Educação para o Consumo Sustentável (Brasil 2015). A perspectiva é promover a construção do conhecimento e a formação de cidadãos/ãs críticos e conscientes para a adoção de práticas de consumo e de técnicas de produção ecologicamente sustentáveis.

A expectativa é que o curso comece em abril de 2022, iniciando o processo de inscrição e seleção no próximo mês de março, cujo desenvolvimento envolverá professores/as da UFRPE e da UFPE.

Texto: Joseana Maria Saraiva (Profa. do Departamento de Ciências do Consumo / UFRPE / Coordenadora do projeto)