Programas de Pós-gradação da UFRPE são bem avaliados pela CAPES

A Universidade Federal Rural de Pernambuco comemora mais um bom desempenho dos programas de pós-graduação na avaliação da CAPES divulgada nesta terça-feira(13/09). A instituição agora conta com quatro programas com nota 6 em uma escala de excelência que vai até 7.

Engenharia Agrícola, Entomologia mantiveram a nota 6, que agora foi alcançada pelos PPGs de Biociência Animal, e Biotecnologia (RENORBIO) na avaliação 2022.

Outros 8 PPGs obtiveram nota 5, considerados de excelência nacional: Biodiversidade, Biometria e Estatística Aplicada, Ciência do Solo, Engenharia Ambiental, Ensino das Ciências, Ensino de Física (PROFIS), Etnobiologia e Consevação da Natureza, e Fitopatologia,

De acordo com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, 41 Programas de Pós-graduação (PPG) da UFRPE foram bem avaliados no processo de AVALIAÇÃO QUADRIENAL da CAPES, referente às atividades desenvolvidas no período de 2017-2020, uma vez que 15 (37%) dos PPG subiram de nota, 22 (54%) mantiveram a nota e apenas 4 (10%) obtiveram nota mais baixa.

Observou-se que dos 33 programas acadêmicos, 13 subiram de nota (39,4%), enquanto que dos 8 profissionais, 2 subiram de nota (25%).

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Madalena Guerra, o resultado é um esforço constante de todos aqueles que se dedicam a fazer pesquisa de qualidade na UFRPE. “O resultado é o fruto de esforço de docentes, discentes e todos aqueles que mantém pesquisas de qualidade e de forma constante na universidade. Mesmo com a pandemia, os esforços de todos foram recompensados com este resultado que nos alegra bastante. Vamos agora trabalhar para ter mais programas de excelência na UFRPE”, afirmou.

A CAPES realiza Avaliação de todos os PPG do Brasil, a cada quatro anos, onde os classifica com notas 3 (razoável), 4 (bom), 5 (excelência no padrão nacional), 6 (excelência no padrão internacional) e 7 (excelência no padrão internacional). Cursos novos são avaliados com conceitos A, até serem avaliados no próximo quadriênio.