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Proplan em 5 minutos - mapeamento de processos

Mapeamento de Processos - Mapeamento de Processos é uma ferramenta de gestão, que descreve visualmente em sequência lógica, os fluxos, passos e objetivos dos processos organizacionais. Permite diagnóstico e análise do que é realizado, identifica quais as unidades responsáveis pelas etapas do processo e possibilita ajuste de gargalos existentes. Para mapear um processo é necessário observar algumas etapas como por exemplo:

1. Quais são os objetivos do processo a ser mapeado?
2. Quais são as informações ou produtos que serão importantes no curso do processo
3. Quais são os clientes ( quem vai utilizar as informações constante resultante do mapeamento)
4. Quem e quais são os Stakeholders (partes interessadas)
5. Quais as saídas, que pode ser um serviço ou informações.
6. Quais são os componentes do processos ( recursos humanos, sistemas, metodologias, etc.)
7. Quem são os fornecedores ( dos serviços, insumos..)
8. Se há dispositivos legais (leis, normas, decretos, portarias, exigências dos órgãos controladores) que colaboram para o mapeamento de processos.

O mapeamento de processos quando bem aplicado promove a eficiência organizacional, melhoria na gestão e aprendizagem organizacional.