PROPLAN em 5 minutos: Qual a importância dos selos, índices e rankings de sustentabilidade?

A sustentabilidade é tema central das discussões atuais, frente à urgência de tomada de atitudes por governos e pela sociedade em geral para garantir as necessidades das atuais e futuras gerações, conciliando desenvolvimento econômico e social com a preservação ambiental.

A Agenda 2030 foi proposta em 2015 como um plano de ação, com objetivos e metas a serem alcançados até 2030, para os países, as pessoas e o planeta, que busca a erradicação da pobreza, a proteção do meio ambiente e a garantia da paz e prosperidade para todos e todas, em todos os lugares. O prazo para alcançar essas metas, e a mudança que delas se espera, está ficando cada vez mais curto e, por isso, medir a contribuição das instituições para o progresso quanto à sustentabilidade é essencial para recalcularmos a rota em direção a um planeta mais sustentável.

Nesse contexto, os selos, rankings e índices de sustentabilidade são instrumentos que possuem papel motor das ações das instituições, por meio dos quais é possível simplificar, quantificar e analisar informações técnicas, e comunicá-las para os vários grupos de interessados/parceiros. Servem também como um diagnóstico da gestão sustentável das instituições, sendo possível identificar pontos de melhoria. Além disso, contribuem para o reconhecimento e propagação das boas práticas.

Assim, na busca constante pela melhoria de sua atuação em sustentabilidade, reconhecendo e assumindo seu papel socioambiental, a UFRPE participa de diversas iniciativas que visam medir a contribuição das Instituições de Ensino Superior frente ao alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030.

Desde 2021, a UFRPE participa do THE Impact Rankings, ranking organizado pela Times Higher Education, que mede o progresso universitário especificamente em torno dos ODS, funcionando como um catalisador para a ação, um mecanismo para responsabilizar nossas universidades e uma oportunidade para elas destacaram o trabalho que vêm realizando. Nas duas últimas edições (2022 e 2023), a UFRPE ficou em 4° lugar geral do Nordeste entre as IFES.
Em 2022, nossa Instituição recebeu o Selo ODS Educação, como reconhecimento pela atuação em sustentabilidade, com dois projetos de extensão recebendo o Selo Social, totalizando 11 impactos socioambientais e 480 beneficiários em 2022. Na edição de 2023, que está em andamento e cujo resultado final será divulgado no início de 2024, a UFRPE teve 14 projetos cadastrados, somando impactos em todos os ODS.

Em 2023, fomos reconhecidos pela participação no levantamento promovido pelo Observatório de Sustentabilidade da Educação Superior da América Latina e do Caribe (OSES-AL) para o Diagnóstico do Conhecimento, Compromisso e Contribuições das Instituições de Educação Superior para a Agenda 2030 e os ODS. Essa participação também foi uma oportunidade de diagnóstico, evolução e fortalecimento das ações realizadas pela Instituição.

A Coordenadoria de Sustentabilidade da PROPLAN coordena os processos de participação da UFRPE nesses rankings, selos e diagnósticos. No entanto, os resultados alcançados só são possíveis por meio da colaboração de vários setores envolvidos direta e indiretamente com a temática de sustentabilidade, que se dedicam em projetos e ações em prol da sustentabilidade e que fornecem informações e evidências da atuação da UFRPE para tornar a Instituição mais sustentável.

O PROPLAN em 5 minutos é um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica/PROPLAN com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o desenvolvimento institucional."