PRPG aprova projeto para o Programa de Bolsas da Pós-Graduação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aprovou o Projeto Institucional “PROMOÇÃO DE PESQUISAS DE EXCELÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E AGROPECUÁRIO EM PERNAMBUCO” na Chamada nº 69/2022 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) 2022. Estão envolvidos no Projeto Institucional 10 Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFRPE que foram contemplados com bolsas de Mestrado e de Doutorado para execução de ações e desenvolvimento de produtos científicos, tecnológicos e de inovação que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional. O Projeto envolve pesquisas de excelência nas áreas de Educação e Agrárias voltadas para a qualificação de recursos humanos e para a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos. É importante destacar o desempenho do Projeto Institucional apresentado pela PRPG/UFRPE que, em um edital de concorrência nacional, obteve aprovação da quantidade máxima de bolsas de estudos de pós-graduação (10 para o Mestrado e 10 para o Doutorado) para o desenvolvimento de pesquisas.

O CNPq, através dessa Chamada, investiu, principalmente, em pesquisas de excelência para atuar diretamente no enfrentamento de assimetrias, buscando uma equidade na distribuição de bolsa e favorecendo a participação dos PPG que ainda não faziam parte do sistema CNPq. Assim, a PRPG fez uma seleção interna entre os PPG que se enquadravam dentro das orientações da Chamada do CNPq 69/2022 e conseguiu contemplar até 5 Áreas do Conhecimento.

Além desse Projeto Institucional, a PRPG aprovou o Projeto Interinstitucional UFRPE-UFAPE no Edital nº 38/2022 - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Parcerias Estratégicas nos Estados III, com o projeto “DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E AGROPECUÁRIO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS PERNAMBUCANOS”. No referido projeto, uma parceria da CAPES com a FACEPE, a UFRPE e UFAPE selecionaram internamente 12 PPG e o projeto foi aprovado com 1 bolsa de Pós-Doutorado (com vigência de 3 anos), 9 de Doutorado e 4 de Mestrado.

Para Pró-Reitora de Pós-Graduação, a Prof.ª Dr.ª Maria Madalena Pessoa Guerra, “o resultado da aprovação do Projeto Institucional da UFRPE, após um contexto de sucessivos cortes de bolsas de estudos, é animador, sobretudo por seu potencial para o fomento de pesquisas e desenvolvimento de produtos em temas estratégicos. Nesse sentido, ver a UFRPE alcançando a aprovação máxima do número de bolsas de pós-graduação em um processo seletivo do qual participaram Universidades renomadas do Brasil demonstra o empenho dos pesquisadores que participaram da construção da proposta apresentada e o compromisso da Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFRPE com os nossos discentes, uma vez que a pesquisa financiada proporciona dedicação exclusiva e viabiliza maior qualidade na apresentação dos produtos finais que serão entregues à sociedade. Afinal, temos que ter sempre a preocupação de dar o devido retorno à sociedade, uma vez que somos uma Universidade Pública, Gratuita, Inclusiva e de Qualidade”.