Rede de Inovação em Robótica da UFRPE recebe impressoras 3D para laboratórios

Equipe recebendo o material

A Rede de Inovação em Robótica da UFRPE recebeu impressoras 3D para laboratórios de tecnologias em várias áreas da universidade.

Nessa quinta-feira (9/05), chegaram as primeiras 8 impressoras 3D para os trabalhos de soluções makers em áreas agrárias, de tecnologia e educação dentro do processo de desenvolvimento da Rede de Inovação em Robótica de Pernambuco proposto pela UFRPE e contemplado pela Facepe e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado. A coordenação geral é do professor Francisco Luiz da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec).

A chegada desses equipamentos foi possível com a parceria entre a UFRPE e a empresa BeeHive 3D, anunciada na visita do dia 6 de março de 2024, em São Paulo, por uma comitiva da universidade em visita à empresa - Reitoria, Instituto IPÊ e o coordenador do projeto ligado à  UAEADTec.

Para este primeiro momento, estão previstos um total de 30 impressoras, das quais as oito que chegaram fazem parte. Também estão previstas atividades para outras unidades acadêmicas da universidade e comunidades e municípios em projetos de parceira da UFRPE e governos estadual e federal.

Para a preparação de profissionais e estudantes da universidade para os trabalhos usando a tecnologia makers são minicursos práticos de modelagem 3D, sob a coordenação de Rafael Lira (Artes Visuais Digitais - UAEADTec) e impressão de material para inclusão com o técnico Marcos Paulo. Já há também uma parceria com a Autodesk para uso dos softwares mais avançados de modelagem 3D por estudantes, técnicos e professores da universidade. Nesta primeira entrega, chegaram impressoras dos modelos da Creality Ender 3, Ender 3 V2 e CR 10 Smart.