[Terra] De um pé de acerola a um programa ousado de impacto socioambiental

Jovem empreendedor do interior de Pernambuco sonha em diminuir a fome e ajudar o meio ambiente estimulando o plantio de árvores frutíferas

A epifania veio em 2018 no trajeto em que o então estudante do Ensino Médio Luan Torres fazia entre sua casa e a Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos na cidade de São Bento do Una, no interior de Pernambuco. Ele adorava as aulas de filosofia porque as ensinavam a pensar de forma crítica. "Sempre que eu passava por um pé de acerola eu parava para pegar algumas frutas. Um dia, pensei. Muitos dos meus amigos sentem fome, não têm sempre acesso a todas as refeições. E, mesmo assim, existem muitas árvores frutíferas que poderiam oferecer alguma fonte de alimento de forma simples e barata", explica o agora estudante de arquitetura da Universidade Federal Rural do Semiárido, no Rio Grande do Norte.

A questão social também se aliou à preocupação ambiental que Luan, hoje com 21 anos, sempre teve. O plantio de árvores frutíferas, na visão do universitário, ajudaria a resolver o problema ambiental que muitas cidades da região têm por causa do desmatamento. "As árvores, além de toda a sua importância ambiental, ajudam no conforto térmico", explica o jovem empreendedor que, imediatamente, começou a pensar em uma forma de estruturar os seus ideais. Hoje, além de tocar o Projeto Arbo, pensa em trabalhar com bioconstrução, quando se formar, para ajudar as cidades a serem mais sustentáveis.

Disponível em: De um pé de acerola a um programa ousado de impacto socioambiental