Neste dia 03 de novembro, a UFRPE comemora 111 anos de fundação dos seus primeiros cursos de graduação. A celebração inclui uma programação diversificada. Já nesta sexta tem estreia de musical nas mídias sociais do Coro UFRPE.
Na próxima quarta (8/11) é dia de movimento, com a realização da V Corrida e Caminhada da UFRPE e programação do projeto Mexa-se, que inclui o clássico Agronomia X Veterinária.
No domingo (12/11), acontecerá a tradicional Missa de Ação de Graças, às 10h, no Mosteiro de São Bento, onde foram fundados os cursos de Agricultura e Medicina Veterinária, em 1912.
Na quinta-feira (16/11), a partir das 14h, o Salão Nobre abre para a solenidade de homenagem aos servidores e servidoras da UFRPE aposentado(a)s nos anos de 2022/2023, incluindo concerto comemorativo com o Coro da UFRPE e lançamento de livro, finalizando o dia com o corte e degustação do bolo de aniversário de 111 anos da UFRPE.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco tem sua origem no dia 3 de novembro de 1912, quando um grupo de monges beneditinos uniu esforços para realizar o sonho de investir na educação superior voltada ao campo. Naquele dia, Dom Plácido de Oliveira, Dom Bento Pickel, Dom Pedro Bandeira de Melo e Dom Agostinho Ikas, liderados por Dom Pedro Roeser, então Abade do Mosteiro de São Bento, criaram as Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento.
Os Beneditinos comandaram as atividades até 1936, época da Estatização da Escola Superior de Agronomia São Bento, uma vez que a Escola Superior de Medicina Veterinária (localizada em Olinda) havia encerrado suas atividades em 1926. A partir de 1936 com a Estatização, a Escola recebeu uma nova denominação: Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP). Em 1938, houve a transferência da ESAP do Engenho São Bento para o Bairro de Dois Irmãos, no Recife, onde até os dias atuais está localizado seu Campus-Sede.
A partir de 1947, a Escola ganhou o status de Universidade e passou a chamar-se Universidade Rural de Pernambuco (URP), incorporando as Escolas Superiores de Agricultura, Medicina Veterinária, a Escola Agrotécnica de São Lourenço da Mata e o Curso de Magistério de Economia Doméstica. Finalmente, em 04 de julho de 1955, através da Lei Federal nº 2.524, a Universidade foi federalizada, passando a fazer parte do Sistema Federal de Ensino Agrícola Superior. No ano de 1967, com o Decreto Federal nº 60.731, passou a denominar-se Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), subordinada ao Ministério da Educação e Cultura.
Hoje considerada uma das mais importantes instituições de educação superior nas Ciências Agrárias e Medicina Veterinária no País, a Federal Rural comemora mais de um século de conquistas também em outras áreas, estendendo sua excelência em ensino, pesquisa e extensão para as ciências humanas e sociais, engenharias, saúde, educação, tecnologia da informação, gastronomia, entre outros setores do conhecimento.
PROGRAMAÇÃO
Programação
12 de novembro (domingo)
10h
Missa em Ação de Graças - Alusiva aos
111 anos da UFRPE
Local: Mosteiro de São Bento, Olinda.
16 de novembro (quinta-feira)
14h
Reunião conjunta dos Conselhos Superiores: Concessão de diplomas e medalhas Professor Manoel Rodrigues Filho aos(às) servidores(as) aposentados(as);
Local: Salão Nobre da UFRPE
16h
Pré-/ançamento do livro
Memórias da SBPC
Local: Salão Nobre
17h
Corte do bolo
Local: Térreo prédio central.
Eventos Correlatos
03 de novembro (quarta-feira) às 18h
Coro da UFRPE apresenta o recital: “Vozes da Terra” | Remoto
Disponível no Instagram: @coroufrpe
08 de novembro (quarta-feira)
6h - Concentração
V Corrida e Caminhada da UFRPE
Local: Em frente ao Departamento de Educação Física – Defis
08 de novembro (quarta-feira)
Projeto Mexa-se
-Jogo de futebol no campo, às 15h30 entre as Seleções de Veterinária e Agronomia.
- Corte do bolo, às 16h
-Jogo entre as seleções de Futsal, feminino UFRPE X UPE, às 19h
- Jogo entre as seleções de Futsal masculino UFRPE X UPE,
às 20h
Local: Quadra Coberta do DEFIS.