UFRPE discute o Censo da População de Rua do Recife nesta quarta (13/09)

A UFRPE, por meio da equipe do Instituto Menino Miguel, promove, nesta quarta-feira (13/09), o Seminário do Censo da População de Rua do Recife. O evento ocorre a partir das 8h30 no Salão Nobre, Prédio Central do Campus Dois Irmãos.

O objetivo é discutir estratégias para uma cidade mais inclusiva e acolhedora.
Junto à Prefeitura da Cidade do Recife, pela Secretaria de Desenvolvimento SOcial, Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, o Instituto da UFRPE apresentou, no final de agosto deste ano, o relatório final do Censo da População de Rua. O evento aconteceu no Teatro do Parque.

O Censo faz parte do programa Recife Acolhe e será fundamental para a elaboração de políticas específicas para esse público.

Ao todo, foram recenseadas 1806 pessoas, sendo 1443 moradores de rua e 363 acolhidas em algum ambiente institucional. Os dados mostraram que se trata de um público majoritariamente masculino, com 76% do total de pessoas, 19% são mulheres. Os dados mostraram que 80% são pessoas pretas e pardas.

O relatório trouxe que 80% das pessoas em situação de rua são de adultos em idade economicamente ativa e que apesar de 20% terem feito algum curso técnico, não conseguem encaminhamento direto para o mercado de trabalho. 22%, porém, não sabem ler e escrever e 38% só terminou o nível fundamental. Ainda assim, esta população é parte importante para o orçamento de familiares que não vivem nas ruas.

Outros dados importantes são o de que 67% precisam se deslocar para poder conseguir comida, seja no mesmo bairro onde se encontram ou em algum diverso daquele onde habita. Além desses, destaca-se 47% moram na rua por conta do fluxo migratório e 50% devido a conflitos familiares.

Acesse o Relatório do Censo da População de Rua do Recife abaixo.