UFRPE inaugura prédio do Instituto Ipê com presença de ministra

Serão inauguradas, na próxima terça-feira (2/05), às 14h, as instalações do Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ da UFRPE. O evento tem início na Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade, com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Com sede em prédio próximo ao Cegoe, no Campus Dois Irmãos, o Instituto Ipê foi criado no ano de 2020, com a finalidade de estimular, facilitar e viabilizar as parcerias nacionais e internacionais, a transferência do conhecimento científico e tecnológico, a cultura de inovação e empreendedorismo, e a captação de recursos para financiamento de projetos acadêmicos.

A programação da inauguração será ilustrada por um painel dinâmico sobre pós-graduação, convênios, Finep, e os resultados alcançados pelo Instituto Ipê na UFRPE. Destacam-se projetos estratégicos como a Estação Suape UFRPE de Sustentabilidade e a Smartfarm, fazenda sustentável e inteligente a ser desenvolvida no campus. A Sede da UFRPE irá abrigar um showroom das soluções de tecnologias aplicadas ao agro desenvolvidas na Universidade, uma espécie de espaço maker para que professores e estudantes possam desenvolver soluções num espaço figital – ao mesmo tempo físico e digital. O espaço terá a capacidade de funcionar como um espaço ciência para alunos dos ensinos médio e fundamental acompanharem essas soluções.

Durante o evento também serão discutidas informações sobre inovação, da ampliação das questões de propriedade intelectual e patente, além da internacionalização, a partir de programas para melhorar a base da graduação, focando em extensão internacional, ensino técnico-científico e empreendedorismo internacional. Destaca-se ainda, na apresentação, soluções agritech  bem-sucedidas na UFRPE e o Programa de Iniciação ao Empreendedorismo (PIEMP), pioneiro no Nordeste e com potencial de ser aplicado nacionalmente.

Após o painel, o grupo coordenado pelo reitor, Marcelo Carneiro Leão, e o diretor do Ipê Ricardo Souza, acompanhados da ministra Luciana Santos, visitará o Centro de Apoio à Pesquisa (Cenapesq) e o Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia (Nubiotec), financiados pela Finep, e, por fim, ao prédio do Instituto Ipê, onde haverá o descerramento da placa e a foto oficial.

De acordo com o professor Ricardo Souza, “a entrega das instalações para o(a)s servidore(a)s e colaboradore(a)s que fazem o Instituto IPÊ da UFRPE representa resiliência em tempos difíceis e a retomada da Ciência, Tecnologia e Inovação como investimento seguro para o desenvolvimento econômico e social sustentável”.