UFRPE interage em espaço tecnológico de conceito figital em Olinda

Grupo visitante do novo espaço

Na última sexta-feira (14/04), no final da tarde, o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, realizou uma visita aos espaços da Comunidade OCCA - Olinda Creative Community Action, juntamente com dois importantes setores da UFRPE interessados no conhecimento do novo mundo Figital para a educação: a UAEADTec - Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia e o IPÊ - Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais.

O termo Figital é uma nova palavra ou acrônimo formado pela junção de mundo físico com o mundo digital em atividades interrelacionadas. Um exemplo são jogos digitais que interagem diretamente com o mundo físico no qual as pessoas estão jogando presencialmente e no digital, através de óculos de realidade virtual ou smartphones. Nessa visita, a Universidade procura conhecer experiências inovadoras na área de educação, principalmente para os mais jovens, para fazerem parte de uma discussão sobre um projeto inovador em várias áreas para todos da instituição. Os interesses se iniciaram mais pela inovação na formação, apresentada pela UAEADTec, e da Transformação Digital de todas as atividades da universidade, pelo Instituto IPÊ.

O reitor Marcelo, juntamente com uma comissão de nove membros da UAEADTec e do IPÊ, foi recebido em OCCA pelo seu principal fundador, Kleber Dantas, que apresentou o conceito, filosofia e metodologia criados pelos membros de OCCA e que podem ser úteis nas diversas alternativas de desenvolvimento de jovens em fase escolar. Depois, levou todos os representantes da UFRPE para um tour pelos espaços físicos de OCCA, passando principalmente pela oficina de arte maker, que envia peças especiais cortadas a laser ou moldadas em impressoras 3D, para todo o país. Mostrou espaços físicos em preparação para metodologia de jogos de fuga (escape games) com salas temáticas, portais e obstáculos especiais desafiando os jovens a usar lógica, inteligência, intuição e trabalho em equipe para escapar de riscos, a partir de pistas e elucidação de enigmas. Durante esse tour, foi apresentado um desses ambientes, através de um tablet, onde é possível entrar em portais, andar por túneis e chegar em porrões das igrejas antigas de Olinda, usando a representação física do mundo real dos túneis e outros elementos que existem ou já existiram de fato na cidade. Também foi conhecido o quintal de OCCA, um espaço verde com várias árvores grandes em que passagens estão desenhadas para permitir a exploração pela terra e por escadas de cordas nas alturas. Como elemento central do quintal de OCCA está uma geodésica, estrutura de cobertura tipo abóboda que acompanha o formato de uma calota terrestre, de aproximadamente sete metros de diâmetro, que abrigará várias atividades no meio das árvores. Por fim, foi visitado um espaço para expressões artísticas com palco com montagem no estilo “high Tech” com elementos industriais numa linha mais Hipster ou Geek, com área para comida e bebida.

Nestes espaços, onde ocorrem cursos e oficinas além de palestras, é muito comum o professor ou professora trocarem de lugar com o estudante e considera-se como importante ponto no perfil do docente, se encantar com o que faz, e assim encantar estudantes.