UFRPE realiza Workshop sobre alienação de excedentes de atividades de ensino, pesquisa e extensão

grupo participante do workshop

A UFRPE realizou, na última segunda-feira (8/05), o workshop: Como criar uma Unidade de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação - UEPE para comercialização de excedentes, por meio de um Projeto de Desenvolvimento Institucional da Unidade - PDIU” no auditório da Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade. O evento foi organizado pelo Instituto IPÊ e a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Proplan) da UFRPE e pela Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), contando com a participação de representantes da Universidade Federal de Viçosa - UFV e da Fundação de Apoio FUNARBE.

A programação do workshop consistiu da: explanação sobre a Política de Gestão Integrada das UEPEs na UFRPE, formalizada por meio da Resolução CEPE/UFRPE No 556/2023, pelo diretor-geral do Instituto IPÊ, Ricardo Souza; explicação do conceito e elementos de um PDIU, o qual formaliza uma UEPE, pela pró-reitora de Planejamento e Gestão Estratégica, Carolina Raposo, e pelo diretor de Planejamento e Acompanhamento, Rafael Carvalho; apresentação dos elementos de um Plano de Trabalho vinculado ao PDIU que formaliza uma UEPE, pelo secretário executivo da Fadurpe, Fernando Freire, e pela gerente de projetos, Mariana Pessoa; apresentação das boas práticas, lições aprendidas e casos de sucesso da implementação da Política de UEPEs na UFV, por Rodrigo Lopes; e, finalmente, explicação da operacionalização dos projetos UEPEs na UFV pela Fundação de Apoio FUNARBE, por Jacqueline Sampaio e Frederico Carmo. Os participantes do workshop puderam ainda dirimir dúvidas sobre as apresentações realizadas.

O evento contou com a participação de dirigentes de departamentos acadêmicos e campi avançados, além de servidores da UFRPE.

O vídeo do workshop, em duas sessões, está disponível nos canais do YouTube da UFRPE e do Instituto IPÊ:
Sessão 1: https://www.youtube.com/watch?v=ume7_u3lXYs
Sessão 2: https://www.youtube.com/watch?v=T-JSN2cW_BQ&t=3869s