Em resposta à matéria exibida pela TV jornal no dia 27 de fevereiro de 2023, cujo mote foi a queixa, por parte de alguns cidadãos, das dificuldades de se conseguir o agendamento para consultas no Hospital Veterinário Universitário do DMV-UFRPE, a Direção do DMV e a Coordenação Administrativa do HVU-DMV/UFRPE comunicam que:
1. O HVU-DMV/UFRPE tem como objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão. Visa à formação dos profissionais da Medicina Veterinária (graduandos, mestrandos, doutorandos e Médicos Veterinários Residentes);
2. Ao contrário do que preconiza o senso-comum, atender à imensa demanda social inerente aos serviços prestados no HVU-DMV/UFRPE no âmbito de Recife e RMR não é nossa responsabilidade;
3. Por ser reconhecido como um centro de excelência que traz em seu escopo a oferta de atendimento gratuito realizado por profissionais qualificados, mesmo diante das limitações físico-estruturais e de recursos humanos, a procura pelos serviços aqui prestados é desproporcional à nossa capacidade de atendimento e, obviamente, fogem à nossa competência;
4. O agendamento para consulta de cães e gatos é realizado às segundas-feiras, através do telefone 3320-6441, a partir das 10 horas, até o preenchimento de todas as vagas. A linha telefônica em questão, por questões operacionais da própria estrutura disponibilizada pela UFRPE, é operada em um aparelho de telefonia fixa comum, sem maiores recursos, tais como PABX, central telefônica ou mesmo uma chamada em espera;
5. O quantitativo de consultas semanais – para o primeiro atendimento, sem contar os retornos – varia conforme a disponibilidade do Quadro Técnico e de Residentes disponíveis para os atendimento pois, no caso específico destes segundos, os mesmos também possuem outras obrigações junto ao Programa de Residência que precisam ser exercidas, tais como cursar disciplinas e atividades de vivência, além de uma carga horária que precisa ser cumprida em unidades do SUS e do NASF;
6. Para ilustrar e reforçar o argumento do item 5, nesta semana (27 de fevereiro a 3 de março), o HVU-DMV/UFRPE dispõe de apenas uma servidora Médica Veterinária do quadro técnico e uma Médica Veterinária Residente disponíveis para o atendimento;
7. Na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, foram agendados, por telefone, 27 pacientes. O agendamento teve início às 10 horas e foi finalizado exatamente às 11 horas e 23 minutos; em seguida, as recepcionistas deram continuidade ao atendimento telefônico apenas para comunicar que as vagas da semana já haviam sido preenchidas;
8. O atendimento das especialidades (oftalmologia, dermatologia, oncologia) é realizado através do número 3320-6411 no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 10 horas, até o preenchimento das vagas - são cerca de 2 vagas semanais para cada especialidade, a depender da agenda do professor responsável, que tem outras tantas atribuições de ensino e pesquisa, além dos atendimento no HVU;
9. Por fim, comunicamos que a Direção do DMV se coloca à disposição da imprensa para prestar quaisquer esclarecimentos que dizem respeito ao funcionamento do HVU.