O Conselho Técnico-Administrativo do Departamento de Ciências Sociais (DECISO) aprovou, em dezembro de 2022, a orientação para inclusão nas bibliografias das disciplinas ofertadas pelo DECISO de autores/autoras negros/negras (preferencialmente mulheres negras) como também autoras/es latino-americanas/os, mulheres indígenas, ciganas/os, periféricos/as ou LGBQIA+, ou outras minorias pouco representadas no espectro acadêmico brasileiro e estrangeiro.
A iniciativa busca dar visilidade e possibilidade de representação de vozes, pensamentos e ideias pouco, ou nunca, consideradas nas formas de análise e interpretação da realidade e dos fenômenos sociais.
Procura-se desse modo, garantir que outras formas de representação, organização e visão de mundo possam ser consideradas na formação dos(as) estudantes, sobretudo quando considerada a complexidade e diversidade socio cultural do mundo contemporâneo.
Segundo o parecer aprovado, a inclusão não deve ter caráter obrigatório, mas, sim, observar a autonomia de cátedra e as opções teórico-metodológicas de cada do docente.
A iniciativa é um passo importante para que outros departamentos da UFRPE possam também contribuir para uma formação cada vez mais inclusiva e necessária.