UFRPE faz parceria com a Universidad Nacional de Educación do Equador

O Núcleo de Internacionalização do Instituto IPÊ da UFRPE  divulga a parceria realizada com a Universidad Nacional de Educación do Equador e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, no dia 13 de março de 2023, com a publicação no DOU de 20 de março de 2023, seção 3, Nº 54, com a vigência de 5 anos.

No ato da assinatura estiveram presentes:  Professor Wilfredo Garcia Felipe da UNAE - Equador, Professora Mônica Folena - coordenadora geral da Cátedra Paulo Freire, Professora Andréa Alice Faria- coordenadora de extensão da Cátedra Paulo Freire, Professora Maria Marly Oliveira - coordenadora de pesquisa da Cátedra Paulo Freire, - Professora Gilvaneide Oliveira - membro da Cátedra Paulo Freire,  Professora Carmen Farias - Professora do PPGEC, Cirdes Nunes Moreira - membro da Cátedra Paulo Freire,  Andressa Rodrigues - doutoranda.

Um dos objetivos deste Acordo de Cooperação Técnica é através da Cátedra Paulo Freire da UFRPE e da Cátedra Abierta Latinoamericana y Caribeña (EPJA) desenvolver projetos para a identificação de problemas sociais relacionados ao aumento progressivo do abandono dos jovens aos estudos, aumento da violência, atividades criminosas, entre outros na região da América Latina e Caribe.

Como pontua o Prof. Wilfredo da UNAE: "Como resultado de sessões de trabalho com outras autoridades da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foram realizadas ações do Convênio, que facilitarão o intercâmbio de professores e alunos em processos de aperfeiçoamento e pesquisa. Para facilitar os intercâmbios, foi acordada a preparação prévia de base intensiva, na língua portuguesa e espanhola de forma virtualmente simultânea, entre ambas as universidades, para professores e alunos, o que permitirá facilitar os respetivos intercâmbios. Além de pactuar ações que garantam a primeira publicação conjunta, até o ano de 2024, sobre experiências significativas e boas práticas na interpretação do pensamento de Paulo Freire e Educação de Jovens e Adultos, em texto escrito em português e espanhol".