Nos últimos dias 13 e 14 de abril, ocorreu no auditório do CEGOE, o II Workshop de Mulheres da Matemática.
O evento que deveria ter ocorrido em 2020, mas devido à pandemia foi adiado, é uma parceria com a UFCG e já teve duas edições: A primeira, em 2019, na Unidade Acadêmica de Matemática(UAMAT) em Campina Grande e a segunda, em 2021, de forma remota como uma forma de nos reunirmos em um período tão difícil para o mundo.
Coordenado pela professora Yane Lísley Araújo, do Departamento de Matemática (DM), conjuntamente com as professoras Karla Arruda, Lorena Brizza, e Maité Kulesza, também do DM, e as professoras Itailma Rocha e Pammella Queiroz, da UAMAT, o evento contou com quase 150 inscrições.
Os trabalhos foram divididos em 4 categorias, às quais contaram com 9 comunicações científicas, 44 pôsteres, 9 vídeos de divulgação de projetos e iniciativas e 7 vídeos de relatos de experiências. Além disso, foram 9 palestras e uma mesa redonda intitulada “Um panorama sobre mulheres na matemática: compartilhando vivências, impactos e perspectivas”.
Todos os trabalhos foram selecionados por um comitê científico composto por 5 mulheres, uma de cada região do país.
Ter uma diversidade de representantes de vários estados do Nordeste também foi um dos objetivos atingidos pelo evento que contou com a participação de matemáticas de várias regiões de Pernambuco e dos estados da Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Maranhão. Além de contar com representantes do Pará e do Rio de Janeiro.
O evento teve apoio financeiro do INCTMat e do ProfMat-UFRPE. Todo o material gráfico foi impresso pela Editora da UFRPE.
Para mais informações acesse o site http://mat.ufcg.edu.br/wmm/ e nossa rede social @iiwmm2023.