JavaScript não suportado

 

Resultados do convênio da UFRPE com o TCE-PE traz frutos em ECTI

reunião do reitor e diretores no TCE

   Esta semana foi marcada pela visita institucional do reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, do diretor-geral do Instituto IPÊ UFRPE, Ricardo Souza, e do secretário executivo da Fadurpe, Fernando Freire, à sede do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O órgão estabeleceu um convênio de cooperação técnica do tipo ECTI - educação, ciência, tecnologia e inovação - com a UFRPE, por meio do Departamento de Computação (DC), em junho de 2020. Neste mês, a parceria completa 3 anos de sua formalização.

Atualmente, o convênio envolve um conjunto de 13 pesquisadores - entre professores, estudantes de graduação e de mestrado - do DC/UFRPE, além de um grupo de estagiários contratados diretamente pelo TCE-PE, mas gerenciados pela equipe do convênio - totalizando 21 pessoas da universidade dedicadas aos projetos de inovação com a Instituição. Essa equipe trabalha em relação estreita com servidores de diversas áreas do TCE-PE, como as de fiscalização, gestão de pessoas e tecnologia da informação. Ao todo, 60 servidores formam, junto com a equipe de pesquisa, seis células de inovação, cada uma liderada por um professor e um servidor (gerente ou diretor do órgão).

O professor George Valença, coordenador do convênio e supervisor de inovação do DC/UFRPE, pôde apresentar os principais resultados do convênio a um grupo formado pela diretoria do TCE-PE, além da equipe da UFRPE e FADURPE. Foram destacadas entregas em áreas como: aplicação inteligência artificial para análise de dados de políticas públicas, estruturação de laboratórios de inovação e inovação em gestão de pessoas.

Uma das principais deliberações do presidente do TCE-PE, o Conselheiro Ranilson Ramos, foi a de apresentação e recomendação de uso da plataforma para monitoramento de dados de mortalidade infantil para municípios de todo o estado de Pernambuco. Nos próximos meses, esta plataforma, construída por pesquisadores da UFRPE com servidores da área de controle externo da instituição, será discutida em detalhes com o presidente do TCE-PE, que a apresentará nas regiões de desenvolvimento pernambucanas até novembro de 2023.