JavaScript não suportado

 

Docentes participam do Colóquio Brasileiro de Matemática

Entre os dias 24 e 28 de julho, docentes e discentes egressos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DM – UFRPE) participaram do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática, o maior evento científico de Matemática no Brasil. O evento foi um sucesso, atraindo uma significativa presença da comunidade matemática de todo o país.

O colóquio proporcionou um ambiente enriquecedor, com seis plenários reunindo matemáticas e matemáticos renomados de diversas partes do mundo, além de três palestras de divulgação e uma palestra especial intitulada “Uma melhoria exponencial para os Números de Ramsey”. Além disso, o evento ofereceu cursos introdutórios e avançados, mesas redondas e sessões temáticas, incluindo a apresentação de pôsteres. 

A docente Bárbara Costa da Silva,  participou da sessão temática sobre “Geometria Algébrica e Álgebra Comutativa”, apresentando o trabalho intitulado "Lefschetz properties for quadratic Stanley-Reisner Antinianizations and their idealizations”. 

A docente Maité Kulesza, convidada pela Comissão de Gênero e Diversidade da Sociedade Brasileira de   Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) para fazer parte da   comitiva da comissão e participar da posse da nova diretoria da SBM. Essa nova gestão terá como presidenta Jaqueline Godoy Mesquita, da Universidade de Brasília (UNB), que compartilhou palavras inspiradoras durante sua   posse. “Não tomo posse apenas como Jaqueline Godoy Mesquita, mas trago comigo todas as mulheres e meninas   deste país que um dia pensaram em estudar matemática e que sonham chegar até aqui. Quero mostrar a todas essas   mulheres e meninas que elas também podem chegar até aqui, assim como eu”, afirmou a nova presidenta. 

A participação de. Maité Kulesza estendeu-se ainda à sessão temática “Espaço Olímpico”, que buscou   promover o interesse dos participantes do universo das competições olímpicas. Durante a sessão, a professora assistiu   às apresentações de ex-medalhistas de diversas olimpíadas, que atualmente são alunos e alunas de doutorado no   Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro   (PUC/RIO). 

O Colóquio também contou com a participação de egressos e egressas do curso de  Licenciatura em Matemática da UFRPE.  Sally Andria Vieira da Silva, atualmente  docente na Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrou, juntamente com colegas,  o minicurso “Contando retas em superfícies no espaço projetivo” e apresentou o trabalho  intitulado “Abel maps for tropical curves via tropical geometry” na mesma sessão  temática   que a professora Bárbara Costa da Silva. Já a Dra. Sylvia Ferreira da Silva,  atualmente docente  na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da  Universidade  Federal Rural de Pernambuco (UACSA – UFRPE), apresentou o pôster  intitulado “Total mean curvature surfaces in the product space Sn x R and aplications” e  participou da mesa intitulada “Perspectivas da juventude matemática brasileira: uma  mesa redonda voltada aos professores e gestores da graduação e pós-graduação em  matemática no país”. O egresso Matheus Nunes Soares, doutorando da Universidade  Federal de Pernambuco (UFPE) apresentou o pôster intitulado “Lower bounds for the  length of the second fundamental form via the first eigenvalues of the p-Laplacian”.  A  egressa, Elisa Joaquim Santos, hoje doutoranda na UFPE, apresentou o pôster Princípio  do Máximo no Infinito e Aplicações. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

                                                                                                                               

O 34º Colóquio Brasileiro de Matemática representou uma oportunidade valiosa para a comunidade acadêmica da UFRPE se conectar com matemáticos e matemáticas de renome, compartilhar conhecimentos e contribuir para o avanço da ciência no país. O Departamento de Matemática orgulha-se de sua participação ativa e dos relevantes trabalhos apresentados por seus membros durante o evento.