Docentes da UFRPE e da UPE realizam 1º Curso de Formação de Professores para Treinamento Olímpico em Nazaré da Mata.

Ocorreu no dia 08 de agosto de 2023, na Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE-CMN), a 1ª Edição do curso de Formação de Professores para Treinamento Olímpico (PROTREINO).

O PROTREINO é um projeto de Extensão desenvolvido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DM-UFRPE) em colaboração com a Unidade Acadêmica de Cabo de Santo Agostinho (UACSA-UFRPE), Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ-UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte), que visa oferecer formação contínua em várias áreas da Matemática para professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio das escolas públicas e privadas do estado.

A iniciativa, recebida com entusiasmo pela direção do Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco, marca uma importante parceria entre as universidades, ressaltada pelo diretor Prof. João Allyson Ribeiro de Carvalho. Durante o evento, ele expressou sua satisfação com a concretização dessa colaboração, destacando a relevância da interação entre as escolas locais e as instituições de ensino superior.

Pela manhã, a coordenadora local do projeto e docente da UPE-CMN, Islanita Cecília de Albuquerque, discorreu sobre o projeto, que recebe apoio do Edital PROEC 01/2023 - PFA. Posteriormente, a docente da UFRPE e coordenadora geral do projeto, Maité Kulesza, abordou o contexto das olímpiadas no Brasil, apresentando a Olimpíada Pernambucana de Matemática (OPEMAT) e diversos projetos relacionados à olimpíadas que são realizados pelo Departamento de Matemática da UFRPE, incluindo a revista "É Matemática, Oxente!".

A sessão de aprendizado iniciou-se com o módulo de combinatória, ministrado pela docente Joelma Azevedo da UPE-CMN. Os participantes foram agraciados com exemplares da revista "É Matemática, Oxente!" e apostilas do módulo. No período da tarde, o projeto recebeu a visita do coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UPE-CMN, Profº José de Brito. Ele expressou sua alegria em fazer parte dessa iniciativa e ressaltou a importância de se manter informado e em constante aprimoramento profissional. O módulo de Aritmética foi conduzido pelo docente Esdras Jafet, também da UPE-CMN. O encerramento do curso foi marcado pelo sorteio de exemplares da revista "Eureka", gentilmente doados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Representantes de diversas cidades da Mata Norte, incluindo Aliança, Buenos Aires, Nazaré da Mata e Timbaúba, além da equipe de extensão do projeto local, marcaram presença no evento.

O próximo curso do PROTREINO na Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, está agendado para o dia 18 de agosto e trará módulos focados em Estratégias de Resolução de Problemas e Geometria.