Engenharia Mecânica da UACSA/UFRPE implementa artigo em revista como modalidade de TCC

Você sabia que “Artigo científico aceito para publicação em revista classificada pelo Qualis Periódicos CAPES” é uma modalidade de Trabalho de conclusão de curso (TCC) na Engenharia Mecânica da UACSA/UFRPE?
Foi essa a modalidade de TCC usada pelo discente João Pedro Severo Foresto quem participou de projeto junto a alguns professores e tiveram seu artigo aceito para publicação.

Título do artigo: Development of a low-cost data acquisition system for a vapor compression refrigeration experimental workbench
Digital Object Identifier (DOI) ou link: https://doi.org/10.1177/03064190231161274
Nome da revista: International Journal of Mechanical Engineering Education
ISSN da revista: 0306-4190
Classificação da revista de acordo ao Qualis Periódicos: A4

Você pode assistir à apresentação do trabalho e conhecer mais do projeto

Discente: JOÃO PEDRO SEVERO FORESTO
Orientadores: WELITON SOARES MARTINS / ADRIANO DA SILVA MARQUES
Título do TCC: Development of a low-cost data acquisition system for a vapor compression refrigeration experimental workbench
Data da defesa: Segunda-feira 11/09/2023
Hora da defesa: 16h00
Local da defesa: https://meet.google.com/bjr-xfsu-nmo

Publicar artigo em uma revista científica é uma das vivências que possibilitam enriquecer o currículo. É muito comum que estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores, publiquem artigos em revistas científicas com os resultados de seus projetos, porém alunos da graduação também podem publicar em periódicos especializados. Geralmente quando um aluno de graduação publica um artigo em revista científica tem aumentadas suas possibilidades de ingresso em programas de pós-graduação dentro e fora do Brasil.
Segundo o coordenador do curso da Engenharia Mecânica da UACSA/UFRPE Prof. Dr. Felipe Orlando Centeno González, a ideia de que artigo de revista científica fosse uma modalidade de TCC foi aprovada pelo Núcleo docente estruturante (NDE) e pelo Colegiado da coordenação didática (CCD) do curso em junho de 2022, e esse é o primeiro caso de TCC nessa modalidade após a aprovação da mesma.
Queríamos uma ação concreta e permanente para promover o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, além de incentivar o desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso. Também tínhamos observado que em outros cursos da UFRPE e no próprio curso da Engenharia Mecânica já tínhamos casos de alunos de graduação participando de publicação de artigos em revistas científicas. E tínhamos observado que no curso de zootecnia também já existia essa modalidade de TCC, diz o professor Felipe coordenador do curso.