A UFRPE recebeu, na última segunda-feira (25/09), a visita de comitiva dos Estados Unidos para intercâmbio de conhecimentos e propostas de parcerias. O reitor, Marcelo Carneiro Leão, recebeu o conselheiro agrícola Michael Conlon e a especialista agrícola Carolina Castro, da Embaixada dos Estados Unidos (EUA), em Brasília, Carolina Castro, junto com a cônsul dos EUA no Recife,May Baptista, e o ex-professor da UFRPE José Carlos Dubeux, da University of Florida.
Após reunião na Reitoria, o professor Dubeux apresentou a palestra “Colaboração entre Brasil e EUA em pesquisa agrícola: lições do passado e construindo o futuro à frente”. Divulgou também a iniciativa Fertilize 4 Life, uma parceria entre a Embrapa e instituições de pesquisa agrícola norte-americanas, e compartilhou experiências de pesquisas desenvolvidas na Flórida. A visita teve como objetivo discutir possibilidades de cooperação entre instituições de ensino e pesquisa brasileiras e a Universidade da Flórida nas áreas de adaptação às mudanças climáticas e de mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o desenvolvimento de projetos e práticas agrícolas sustentáveis que sejam viáveis tanto no Brasil como nos EUA.
Em visita ao Instituto Ipê da UFRPE, a comitiva assistiu à apresentação das startups Biofrevo, Symbio Plus, Semine e Smart Rural acerca de produtos e soluções desenvolvidas.
Durante o evento, o reitor Marcelo acordou uma articulação junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a promoção de uma parceria entre Brasil e EUA visando ao desenvolvimento de programa de pesquisa para melhoria da nutrição vegetal na produção de alimentos.