A UFRPE participou, com muita honra, nesta segunda-feira (16/10), do evento de abertura do Fórum Internacional "Recife: Cidade Não Sexista - Diálogos Globais para a construção de uma Cidade Mais Igualitária". O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, realizou, junto ao prefeito, João Campos, e à vice-prefeita, Isabella de Roldão, a assinatura do Protocolo de Intenções que institui o Observatório Recife de lgualdade de Gênero.
Também assinaram representantes da UFPE, UPE e Unicap.
Realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, e promovido pela Prefeitura do Recife, o evento foi conduzido pela vice-prefeita e contou com a participação de diversas mulheres, como a vereadora Cida Pedrosa e a deputada Dani Portela.
Para o reitor Marcelo, o protocolo é um marco para o Recife, primeira cidade brasileira a assumir o compromisso de construção de uma cidade não sexista até o ano de 2037. "Imprescindível e admirável a iniciativa, que inclui as nossas universidades, no seu papel da construção do conhecimento e da cidadania, nesse caminho para a equidade de gênero. Mesmo não estando em nosso local de fala, precisamos não apenas reconhecer, mas combater efetivamente as desigualdades, o sexismo e o machismo estrutural na nossa cidade e no nosso País", destaca.