UFRPE participa do 8° Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (PROPLAN),  esteve presente no “VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil”, que ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro, em Brasília-DF.

Membro da Rede ODS Brasil desde 2019, no Grupo do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), a UFRPE desempenhou um importante papel como co-organizadora do evento, em parceria com a Rede ODS Brasil, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Centro Universitário UDF e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

O encontro teve início com uma mesa de abertura composta por representantes de instituições de ensino superior e do governo, incluindo o Reitor da UDF, André Leão, Patrícia Menezes, da Rede ODS Brasil, Sônia Costa, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Thiago Galvão, da UnB, Assessor Técnico da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), e Ieva Lazareviciute, do Desenvolvimento Territorial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante o evento, foram apresentados painéis que abordaram a sistematização das estratégias de institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS por parte das instituições dos Grupos de Trabalho do SNCTI, do Poder Público e de Organizações da Sociedade Civil. Além disso, os grupos de trabalho reuniram-se para compartilhar experiências, encontrar sinergias e realizar o planejamento das ações em colaboração na Rede para 2024.

Neste contexto, foram compartilhadas as iniciativas e esforços da UFRPE para a institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS, em todas as suas dimensões. A coordenadora de sustentabilidade, Janielly Mantovani, ressaltou a importância da participação da UFRPE nos movimentos em rede, destacando que “trata-se de um processo enriquecedor de trocas e de aprendizado a partir da socialização das boas práticas e estratégias adotadas pelas instituições, que possuem como objetivo comum fomentar a institucionalização da Agenda 2030 e disseminar conhecimento sobre o tema. É uma oportunidade também de autoavaliação e de traçar novas estratégias de atuação da UFRPE, que está em constante busca pela melhoria de sua atuação em sustentabilidade, reconhecendo e assumindo seu papel socioambiental.”

A presença da UFRPE no evento demonstra o firme compromisso de nossa instituição com a promoção do desenvolvimento sustentável e com a ativa adoção dos ODS em suas atividades de pesquisa, ensino, extensão, gestão e inovação, refletindo o papel de nossa Instituição como promotora da sustentabilidade e cidadania global.

Para saber mais sobre a Rede ODS Brasil, acesse: https://www.redeodsbrasil.org/