JavaScript não suportado

 

Participante de curso de extensão 60+ é homenageada pela Academia Escadense de Letras

Publicação

   A participante do curso de extensão Poesias Dialogadas Valdelice da Silva Alves, em dezembro de 2023, foi homenageada pela Academia Escadense de Letras por ter seu poema publicado na sua XI Antologia de Textos Literários, Contos, Cordéis, Crônicas e Poemas. A poesia publicada foi produzida a partir das reflexões vivenciadas no projeto Poesias Dialogadas.

Participantes

Segundo a estudante: “o curso poesias dialogadas da UFRPE despertou um lado do meu ser que havia adormecido diante de ocorrências turbulentas ao longo de minha jornada. Ver que fui capaz de produzir dois poemas - Um pouco de mim e  Amor eterno - me fez muito feliz. O primeiro foi publicado pela Academia Escadense de Letras (AELE). Agradeço a Deus por tudo; à coordenadora do projeto, Gina, e também à professora Flávia Conceição, coordenadora do Programa Mulheres 60+”.

De acordo com a coordenadora do curso, Gina Veloso, “o projeto tem proporcionado uma experiência única e é com muita satisfação que colaboro como coordenadora. Tal ação extensionista promove o mergulho no universo feminino da literatura brasileira e, por meio dos diálogos realizados em sala de aula, oportuniza a escrita de novas poesias por Mulheres 60+, bem como a inserção em novo grupo social colaborando, assim, com o bem-estar das mulheres que participam do projeto.”

O projeto Poesias Dialogadas faz parte do Programa de Extensão Mulheres 60+, coordenado pela professora Flávia Conceição. O programa contempla mais dois projetos: Espanhol 60+, ministrado pela professora Flávia; e Década do Envelhecimento Saudável, coordenado pela técnica federal Vera Lúcia de Souza. “Fiquei muito emocionada com a homenagem que Valdelice recebeu na Academia Escadense de Letras. Feliz porque nossos projetos têm cumprido sua função social de impactar, de forma positiva, tanto a saúde mental quanto emocional das Mulheres 60+ que fazem parte do programa. Quando o Programa de Extensão Mulheres 60+ foi pensado, o principal objetivo, para além das atividades linguístico-literárias, era o de impactar positivamente o cotidiano dessas mulheres incríveis que também têm contribuído de forma singular por meio da prática efetiva da intergeracionalidade. E posso dizer que estamos promovendo bem-estar na vida de nossas meninas. Mas, preciso registrar que só é possível realizar um trabalho assim porque tenho uma equipe que tem realizado todas as atividades com excelência, por isso, infinita gratidão às coordenadoras Vera e Gina e às/ao bolsistas Deborah Barros, Maria Luisa e Ronaldo Henrique. Aproveito o momento para agradecer também às servidoras federais Francy Laura Correia e Maria da Conceição Amorim, e ao servidor Guilherme da PROEXC e também à terceirizada Adryelle Virgínia (CAME-EGRESSOS) pela cordialidade, empatia e respeito com toda equipe e Mulheres 60+ participantes do programa”, conclui a coordenadora do programa. 

A professora Flávia Conceição é doutora em Letras (UFPE), escritora e especialista em Gerontologia pelo Centro de Estudos e Pesquisa do Hospital Albert Einstein (SP). Há sete anos, desenvolve projetos voltados para a comunidade idosa a partir de uma concepção gerontológica e holística no processo de aprendizagem 60+.

Todas as informações referentes à inscrição, eventos, entre outras, estão disponíveis no instagram @progeduca60mais