Governo Federal anuncia aporte de verba para as universidades federais

O Governo Federal anunciou na manhã desta segunda-feira (10/06), em reunião com os reitores de universidades e institutos federais, um novo Programa de Aceleração do Crescimento para a educação. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena esteve no encontro, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A cerimônia teve como ponto principal, anunciado pelo Ministro Camilo Santana, a inclusão de R$3,17 bilhões, dentro do novo PAC, para investimentos nas universidades federais, além de R$1,75 bilhões para os hospitais universitários e R$600 milhões para expansão universitária, que contará com a construção de 10 novos campi. O investimento total é de R$5,5 bilhões.

Dentro do orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento será destinado para as universidades do Nordeste o montante de R$808 milhões para atender a 117 obras. Houve ainda o anúncio de R$400 milhões para complementar a verba de custeio das instituições no ano de 2024.

Maria José de Sena falou sobre a importância da aproximação do Governo Federal com as instituições de ensino superior. “O presidente Lula vem cumprindo uma de suas promessas de campanha, que é a de se reunir anualmente com os reitores das universidades e institutos federais. Esta abertura a nos receber e ouvir nossas demandas é fundamental para o fortalecimento da nossa educação, pois apenas com a junção de todos os atores responsáveis podemos avançar neste campo tão importante para o nosso país.”

De acordo com a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o valor para manutenção de serviços e gastos da rede federal de ensino é de R$8,5 bilhões, próximo ao que se tinha em 2017. A previsão para 2024 é de um orçamento de R$6,1 bilhões, montante ainda distante do julgado necessário.

A reitora da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Andifes, Márcia Abrahão Moura, destacou o trabalho das instituições de ensino nos momentos de crise do país, com pesquisas e com os atendimentos nos seus hospitais. Além disso, reiterou que o novo PAC é um alento, mas que os desafios ainda são grandes. “Infelizmente, a situação crítica em que chegamos exige um grande esforço nacional de recuperação do que já temos, além de dar condições para as universidades mais novas se estabelecerem adequadamente. Os desafios são crescentes, mas temos conquistas para celebrar. Reconhecemos e valorizamos os investimentos em educação e ciência e tecnologia desde a posse do presidente Lula.”

Reitores