Startup FoodRec, incubada na UFRPE, é destaque no programa Centelha/PE

A startup FoodRec foi premiada como destaque na dimensão “Produto” ao final do programa Centelha 2/PE, que foi financiado pela FACEPE, FINEP e CNPq. O programa tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura do empreendedorismo em todo o território nacional.

A startup FoodRec foi idealizada após participação no programa de capacitação Catalisa ICT (SEBRAE), que foi finalizado em 2022. Logo em seguida, a startup participou do seu primeiro programa de pré-aceleração (Early Stage/SEBRAE), no qual foi premiada com a 1ª colocação após conclusão. Ainda no final de 2022, a startup foi aprovada na Incubatec (em 2º lugar na UFRPE) e conseguiu sua primeira subvenção econômica (o programa Centelha/PE 2 da FACEPE). A partir da subvenção obtida, em Outubro de 2022, a startup foi formalizada como Micro Empresa perante a JUCEPE/PE.

No início de 2023, a startup participou do seu primeiro programa de aceleração (Fast Motion/SEBRAE), tendo alcançado a 5ª colocação ao final do programa. Também em 2023, conseguiu sua segunda subvenção econômica através do programa Bônus Tecnológico (FACEPE) e participou do seu segundo programa de aceleração, o maior da América Latina, Inovativa Brasil (participando inclusive da fase final, Inovativa Experience), o que resultou no selo de “graduada” no programa. Em parceria com a UFRPE, foi aprovado um programa de Extensão (BEXT) e projeto de Inovação com a startup, que permitiram a colaboração através de estudantes bolsistas e voluntários. Ao final de 2023, a startup lançou seu MVP, em operação na cidade de Recife-PE.

Em 2024, está participando do terceiro programa de aceleração, Acelera NE (Bnb) e já alcançou cerca de 1 mil consumidores recorrentes. Ao longo dos anos, a startup foi selecionada para participação em vários eventos de inovação e empreendedorismo, como por exemplo, Rec’n’Play, Startup Day, NEON, entre outros. Mais recentemente, foi aprovada no programa Capital Empreendedor (SEBRAE), visando a obtenção de investimentos para acelerar o processo de crescimento e desenvolvimento de novas funcionalidades úteis aos consumidores, plataformas de entrega e estabelecimentos.

A FoofRec tem como sócios os docentes Douglas Véras (DC/UFRPE), Éder Leão (DCC/UFRPE) e a estudante de Administração, Rafaela Arruda.