Pesquisadora da UFRPE é Cientista Inspiração Sênior do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano

professora Flávia segurando um leme de embarcação

A professora do Departamento de Pesca e Aquicultura (Depaq/UFRPE) Flávia Lucena Fredou foi indicada para receber o prêmio mais importante das ciências do Oceano. Ela foi uma das agraciadas na categoria Cientista Inspiração Sênior do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano.

O Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano busca destacar e reconhecer o trabalho de mulheres que atuam na produção de conhecimento sobre o mar no Brasil e para o fortalecimento da participação de mulheres na ciência. É inspirado na trajetória e pioneirismo da bióloga Marta Vannucci (1921 – 2021), membra da Academia Brasileira de Ciências e pioneira nos estudos oceanográficos brasileiros. Idealizado pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto Oceanográfico e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, pela Liga das Mulheres pelo Oceano e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) o prêmio incentiva a equidade de gênero no avanço de uma ciência justa, equilibrada, criativa e produtiva.

A Categoria Inspiração Sênior foi criada para homenagear mulheres cientistas com mais de 20 anos de carreira que inspiram gerações de cientistas, por isso as candidatas dessa categoria devem ser indicadas por pares. A cerimônia de premiação: será realizada no próximo dia 20 de setembro, durante a São Paulo Ocean Week.

A professora ocupou recentemente o cargo de secretária nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa, do Ministério da Pesca e Aquicultura. Possui graduação em Engenharia de Pesca pela UFRPE (1995), mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG (1997), doutorado em Modelagem pela University of East Anglia (UEA, Inglaterra, 2000) e Pós-doutorado no IRD (Institut Pour la Recherche et Development, França, 2014). E professor titular da UFRPE, atuando principalmente na avaliação e gestão dos recursos pesqueiros, inclusive em Comitês Nacionais e Internacionais da pesca. É coordenadora do Bioimpact -