Formalizada doação de área da União para a sede definitiva da UABJ

imagem aérea do terreno

Foi realizada, na última segunda-feira (22/07), a assinatura da doação com encargos de uma área de 50 hectares para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde será realizada a implantação da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ), campus da instituição. O ato foi formalizado na sede da Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU/PE) pelo superintendente Felipe Carvalho e pela reitora da UFRPE, Maria José de Sena.

A área destinada à UFRPE é um terreno de aproximadamente 50 hectares, no município de Belo Jardim, localizado a 183 km do Recife, no agreste pernambucano. Atualmente, o campus da UFRPE funciona em estrutura provisória alugada pela instituição, onde são oferecidos os cursos de nível superior de Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação Industrial, Engenharia da Computação e Engenharia Hídrica.

O imóvel era ocupado anteriormente pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), mas foi cedido à UFRPE após negociação iniciada em 2018, com o Ministério da Educação (MEC) e as duas instituições de ensino, pesquisa e extensão.

A oferta de cursos de graduação e, posteriormente, pós-graduação, irá oportunizar aos jovens da região acesso à educação de qualidade, gratuita, ofertada por uma instituição reconhecida em sua região. A presença da universidade busca formar profissionais qualificados e fortalecer a economia local, tendo em vista o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida da população microrregional, que gira em torno dos 500 mil habitantes.

Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade contará aproximadamente com 100 docentes, 60 técnicos e 35 profissionais terceirizados, beneficiando diretamente 2.000 estudantes matriculados.

*Com informações da SPU/PE