Exposição sobre o manguezal movimenta Departamento de Biologia

Banner

No dia de hoje, 26 de julho, celebramos o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, e temos o prazer de convidar todos e todas para mais uma edição da Exposição Itinerante "No Mangue de Meu Quintal".

Período: 26/07 a 02/08

Hall de entrada do Departamento de Biologia da UFRPE

Organizada pelo Laboratório de Ecologia do Plâncton (Leplanc) e pela turma de graduação da disciplina optativa Ecossistema Manguezal, a exposição conta com:

Peças biológicas e exsicatas de mangue

Animais conservados em álcool e em via seca

Cartões e pôsteres informativos

Jogos e outros materiais educativos

Referências à rica arte e cultura do manguezal e do mangue beat

Os interessados podem prestigiar e aprender mais sobre esses ecossistemas incríveis e a importância de sua proteção. A organização é do Prof. Mauro de Melo Júnior.

Os manguezais

Os manguezais são essenciais na luta contra as mudanças climáticas, pois ajudam a adaptação aos seus efeitos e armazenam carbono (o chamado Carbono Azul), além de protegerem as regiões costeiras da ação de enchentes ou marés extremas e servirem de berçário para muitas espécies marinhas e estuarinas, como moluscos, caranguejos e peixes. Situados na transição entre ambientes marinhos e terrestres, estes ecossistemas tropicais e subtropicais cobrem mais de 1 milhão de hectares no Brasil. Importantes manguezais de Pernambuco se encontram no Canal de Santa Cruz, Suape e Rio Formoso.

Esses ambientes produtivos sustentam elevada biodiversidade, a integridade costeira e atividades econômicas, e sua conservação é crucial para a mitigação climática. Contudo, enfrentam ameaças como a deposição de resíduos sólidos e a exploração da criação de camarões, apesar da proteção legal e das áreas preservadas. Além de sua relevância cultural - mangue beat, por exemplo, os manguezais fornecem sustento a muitas comunidades tradicionais, destacando-se a pesca artesanal do caranguejo-de-mangue, das ostras e peixes.

Vários docentes e estudantes do Departamento de Biologia e outros departamentos da UFRPE vem realizando pesquisas sobre os manguezais em Pernambuco.