Docente da UFRPE é indicado para concorrer a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça

professor paulo

O professor da UFRPE Paulo Henrique Figueiredo foi indicado para concorrer a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação foi feita por pares do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) - onde o docente também atua como promotor de Justiça - com base nos critérios de notável saber jurídico e conduta ilibada.

O professor Paulo Figueiredo é lotado no Departamento de Ciências Sociais (Deciso), responsável pela área de Ciências Jurídicas. Para o docente, é uma grande honra receber a indicação dos colegas após 32 anos como promotor e 13 como professor da UFRPE.  “Também me incentiva a me empenhar ainda mais no ensino junto aos meus alunos, de modo que essa bagagem de conhecimento e experiência seja traduzida para o dia a dia deles tanto como profissionais quanto cidadãos”, ressalta.

O STJ, conhecido como “o Tribunal da Cidadania”, é composto por 33 ministros. Eles são escolhidos e nomeados pelo presidente da República, a partir de lista tríplice formulada pelo próprio tribunal. O indicado passa ainda por sabatina do Senado Federal antes da nomeação.

A Constituição prevê que os ministros tenham origem diversificada: um terço deve ser escolhido entre desembargadores federais, um terço entre desembargadores de justiça e, por fim, um terço entre advogados e membros do Ministério Público.