UFRPE e Governo do Estado firmam parceria para projeto Pernambucoders

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por intermédio da Coordenação de Licenciatura em Computação(LC), firmou uma parceria com o Governo do Estado de Pernambuco para o desenvolvimento do Projeto Pernambucoders, que busca estimular o interesse de crianças e jovens por programação.

O Projeto foi lançado por Paulo Câmara na última quinta-feira (27/10), na Aceleradora Jump, o Pernambucoders é fruto de uma parceria entre Governo do Estado, Porto Digital, CESAR, Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex-PE).

[[{"fid":"2182","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":295,"width":445,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

Atualmente, nove escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) serão beneficiadas pela iniciativa, por dois anos. Todos os monitores selecionados para o projeto serão de alunos da UFRPE tanto da Licenciatura, quanto do Bachalerado em Ciências da Computação, como também estudantes de Sistemas de Informação.

Com o intuito de tornar realidade o Projeto, 18 bolsistas de graduação de LC passaram por um treinamento para que se tornassem monitores do projeto. Cada escola deverá contar com duas turmas por semestre, sendo cada uma com capacidade para 25 a 30 alunos. Todos os tutores e monitores receberão uma bolsa pela participação no programa. Haverá, também, um Núcleo de Coordenação e Estudos para fazer acompanhamento e análise da evolução dos estudantes e o impacto da iniciativa.Segundo Taciana Pontual, Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Computação, afirmou que o projeto visa “desenvolver uma das habilidades fundamentais da sociedade contemporânea, que é o pensamento computacional, na educação básica, permitindo assim que os adolescentes terminem o ensino médio com uma formação mais adequada às demandas atuais, assim como promover o conhecimento de lógica de programação desses jovens, criando oportunidades de inserção como estagiários no mercado de trabalho local na área de TI, em particular empresas do Porto Digital”