Estudantes de Serra Talhada desenvolvem aplicativo para eventos na área de Letras

Com incentivos do Ledoc, Laboratório de edição e documentação linguística de Pernambuco e do Emidi, Grupo de estudos em educação e mídias digitais da UFRPE/UAST, coordenados respectivamente pelos professores Cleber Ataíde e Daniel Figueiredo, estudantes do curso de Sistemas da Informação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) desenvolveram aplicativo inédito na área de Letras capaz de divulgar programações e agendas de congressos científicos. Diogo Guilherme da Silva Santos e Mayara Alves dos Santos tiveram incentivo do Laboratório de edição e documentação linguística de Pernambuco (Ledoc) e Grupo de estudos em educação e mídias digitais da UAST (Emidi), coordenados respectivamente pelos professores Cleber Ataíde e Daniel Figueiredo.

Com o sistema disponível na versão Android pelo Play Store, os participantes de eventos que utilizarem a ferramenta poderão ter acesso, com antecedência, a todas as atividades acadêmicas a serem realizadas. O aplicativo permitirá ao usuário visualizar, escolher e agendar as sessões de apresentações individuais, conferências, mesas-redondas e minicursos, tudo através de um dispositivo de aviso conectado ao perfil do usuário nas redes sociais. O aplicativo permite ainda o acesso a informações sobre restaurantes, hotéis e atividades culturais da cidade onde o evento é realizado.

Segundo Cleber Ataíde, coordenador do Ledoc e docente do curso de Licenciatura em Letras, pelo menos duas razões justificaram a criação do aplicativo. A primeira está ligada à redução de custos para os organizadores dos eventos porque dispensa o uso de material impresso. A segunda relaciona-se à consciência de um mundo mais sustentável.

Num congresso com mais de 500 inscritos, por exemplo, o caderno, cujo principal objetivo é disponibilizar a programação, chega a ter mais de 200 páginas com um custo equivalente a aproximadamente R$ 6,50 cada livreto. Com o aplicativo, reduz-se não só a quantidade de matéria-prima necessária para produzir o papel e, consequentemente, o volume de lixo produzido, como também os gastos com divulgação.

Para um dos coordenadores do Emidi, o professor Daniel Figueiredo, "parcerias com essas poderão gerar um conteúdo midiático importante para o desenvolvimento de pesquisas na UFRPE".

A tecnologia, que brevemente estará disponível para os eventos organizados pela UFRPE, é o primeiro produto do Ledoc, cujo projeto é apoiado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). O programa está em fase de testes e será utilizado pela primeira vez ainda em setembro deste ano, durante o VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), em Garanhuns. O encontro é organizado pelo GELNE, uma Associação científica com mais de 37 anos de existência e que congrega professores e pesquisadores na área de Letras/Linguística de todo o Nordeste. Atualmente (biênio 2014-210), a referida Associação encontra-se sediada na UFRPE.

Mais informações sobre o aplicativo podem ser obtidas por meio do e-mail: ledoc.ufrpe@gmail.com .