Análises do Itep indicam ausência de agrotóxicos na Horta Didática da UFRPE

A UFRPE recebeu oficialmente o resultado das análises realizadas recentemente pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) na Horta Didática da Universidade, situada no Departamento de Agronomia do Campus Dois Irmãos. A investigação foi solicitada pela Administração Superior da UFRPE após denúncia da possível utilização de agrotóxicos no local, e os novos resultados apontam para a total ausência de aditivos prejudiciais à saúde na horta.

A coleta de amostras na Horta Didática foi realizada entre os meses de março e abril, por técnicos do Itep, acompanhados por equipe da UFRPE. Conforme pode ser observado nos laudos em anexo, as hortaliças e demais vegetais cultivados no local não possuem defensivos químicos prejudiciais, como teria sido denunciado.

[[{"fid":"880","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]De acordo com o Departamento de Agronomia da UFRPE, a horta é destinada ao plantio de hortaliças diversas, cujo objetivo principal é promover o ensino, a pesquisa e a extensão junto a estudantes e estagiários, e realizar experimentos, desenvolvendo novos métodos de cultivo, assim como novos produtos para consumo.

Todos os procedimentos feitos na Horta Didática são realizados da forma mais correta possível, e seguindo toda e qualquer legislação, pois o principal objetivo é ensinar, e sendo assim, as normas e procedimentos se sobrepõem a qualquer fator de produção, já que o objetivo é didático, e não a obtenção de qualquer lucro ou a produção a qualquer custo.

De acordo com os coordenadores da horta experimental, a aplicação de produtos químicos na Horta Didática é realizada apenas quando estritamente necessário, e, quando isso é feito, são utilizados apenas produtos de uso autorizado, com todos os cuidados possíveis. O local é cercado, portanto, não existe o trânsito constante de pessoas, sejam alunos ou visitantes. A mesma equipe também desenvolve pesquisas nos sistemas hidropônico e orgânico.

No segundo semestre de 2014, o local já havia passado por análises de engenheiros de segurança do trabalho e por técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Segundo os dois pareceres, não se caracterizou risco potencial à saúde de pessoas, animais e meio ambiente.

Ainda segundo a coordenação da horta, existem projetos de extensão em andamento em escolas com hortas e pomares, não apenas para ensinar o cultivo, mas para estimular o consumo de hortaliças e frutas, que tem sido esquecido frente à propaganda do consumo de alimentos processados. Sempre tentamos cumprir nossa missão da melhor forma possível, buscando ensino, pesquisa e extensão de qualidade. A Instituição apoia também diversas iniciativas; é integrante do Fórum de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, na Sociedade e no Meio Ambiente, que envolve toda a cadeia relacionada com o problema, desde o vendedor do produto, passando pelo produtor e o aplicador, até o consumidor final, que quer um produto de boa qualidade, nutritivo e saudável, livre de qualquer risco.

Esse Fórum realiza reuniões em diversas instituições e cidades diferentes, sempre conscientizando da responsabilidade, da necessidade de aplicação mínima de agrotóxicos, e apenas quando necessário, e divulgando as técnicas de cultivo orgânico e agroecológico. Em uma das reuniões do Fórum, discutimos, na UFRPE, a problemática dos agrotóxicos na construção da grade curricular dos cursos de ciências agrárias, avaliando se nossos alunos estavam sendo devidamente preparados nessa área.

Segundo a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, na Universidade, incentiva-se sempre a discussão, mas uma discussão construtiva e fundamentada no conhecimento. “Os profissionais que formamos devem sair preparados em todas as áreas do conhecimento e aptos a enfrentar e lidar com todos os problemas que vão encontrar em sua vida profissional, seja trabalhando para uma agricultura empresarial, ou trabalhando para uma agricultura familiar agroecológica. O trabalho realizado na UFRPE é sério e responsável, com o objetivo de preparar cada vez melhor nossos estudantes, assim como realizar pesquisas em benefício da sociedade, formando cidadãos compromissados com uma sociedade cada vez mais justa e sustentável”m ressalta.

Confira os laudos das análises nos anexos abaixo:

[[{"fid":"881","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]