JavaScript não suportado

 

Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho comemora um ano de atividades

A UFRPE comemora, nesta terça-feira (15/09), o primeiro ano completo de funcionamento da Unidade Acadêmica de Santo Agostinho (UACSA), um projeto audacioso que veio trazer mais inovação e empreendimento para a Universidade. A fim de celebrar a data da primeira Semana de Integração da UACSA, a comunidade universitária se reúne hoje em sessão solene.

A mais recente unidade da UFRPE recebeu, em 2014.2, 300 estudantes em cinco cursos de engenharia: Civil, de Materiais, Elétrica, Eletrônica e Mecânica. Em 2016.1, haverá nova seleção, totalizando 600 vagas anuais.

Em formato inovador, na UACSA, é possível optar por obter o diploma de tecnólogo ou de bacharel, e o estudante tem aulas presenciais e semipresenciais (EAD), disciplinas de línguas portuguesa e inglesa. Também, assim como professores em sala de aula, possui um a figura do preceptor – orientador nas práticas vivenciadas dentro das empresas/indústrias conveniadas.

A empresa licitada para as obras da UACSA já começou a construção do campus definitivo. Até o fim das obras, as aulas vêm sendo realizadas em galpão instalado no Multimodal Cone Suape – BR-101, com toda a estrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca, administração, entre outros aparatos.

O campus definitivo terá 157 mil metros quadrados de área construída. Para a primeira etapa, estão sendo construídos 90 mil metros quadrados. O terreno, de 20ha, foi doado pela Prefeitura do Cabo em novembro de 2012. Entre os diferenciais, está a implantação de um prédio de sete andares onde funcionará o Núcleo de Inovação Tecnológica, com infraestrutura para receber pesquisadores, empresários e especialistas visitantes. Os prédios também seguirão o princípio da sustentabilidade, com processos como a reutilização da água, aquecedores solares, entre outras soluções.

Para a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, o método tradicional de aula, em que o aluno permanece a maior parte do tempo em sala, está fadado ao fim. A reitora acredita que a parceria com as empresas e indústrias que estarão em contato com a Universidade, seja em projetos e pesquisas, seja no acolhimento ao aluno, será permanente e de extrema importância para a motivação do estudante. “O modelo atual faz com que o aluno só tenha contato com mundo do trabalho no final do curso, e esse é um dos principais motivos da evasão. Por isso nos esforçamos muito para a implantação da UACSA, um projeto em consolidação que já rende importantes resultados em seu primeiro ano”, sublinha.

Durante a sessão solene do primeiro aniversário, a comunidade universitária e os convidados contaram com a presença da administração superior da UFRPE, além dos diretores geral e acadêmico, professor Gabriel Rivas, e administrativo, Adilson Alves.