JavaScript não suportado

 

UAG comemora 10 anos com orgulho de ser a pioneira na interiorização do governo federal

A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE) celebra 10 anos do início de suas atividades no próximo sábado (05/09). Foi o primeiro campus do programa de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do Governo Federal, com inauguração histórica das obras em 2004. Desde os primeiros dias de aula, em 2005, até hoje, a UAG buscou desenvolver sua missão de gerar oportunidades para a população residente em Garanhuns e em diversos municípios do Agreste Meridional de Pernambuco.

Ao longo deste mês, diversas atividades foram preparadas para celebrar a primeira década de funcionamento da UAG/UFRPE. Nas próximas quinta e sexta, a comunidade universitária local dá início às festas desta primeira década. No dia 29/09, será realizada uma solenidade específica com a presença de autoridades e da comunidade universitária.

A Direção Geral e Acadêmica da UAG/UFRPE convidou professores, técnicos-administrativos, terceirizados, ex-servidores, alunos, ex-alunos, e a comunidade garanhuense de um modo geral, para participarem do primeiro momento festivo em comemoração aos 10 anos da existência da Unidade Acadêmica, que será realizado nos dias 03 e 04 de setembro de 2015. No dia 03/09 (quinta-feira), a partir das 21h, na Quadra Poliesportiva da UAG/UFRPE, animação ficará por conta do Gilberto e Banda, sendo a entrada franca. Já no dia 04/09 (sexta-feira), a partir da 5h, no espaço da Cantina, mais um momento festivo acontecerá, através do Arraiá do Gláucio Costa (Rádio Marano), que terá transmissão ao vivo.

Para o dia 29 de setembro de 2015, às 15h, na Quadra Poliesportiva, está marcado o momento solene da celebração da primeira década da UAG. Na ocasião, a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, preside o ato comemorativo, que será marcado por lembranças e algumas surpresas, como a exibição de um documentário especial produzido pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). 

HISTÓRIA - Após o desafio inicial de se implantar a primeira expansão universitária para o interior, durante o Governo Lula, com investimentos da ordem de R$ 15 milhões em obras,  a UAG passou a contar com sete cursos de graduação e hoje também possui três de pós-graduação stricto sensu, além de relevantes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. A infraestrutura inclui laboratórios de pesquisa, laboratórios de graduação, um dos mais bem equipados hospitais veterinários do Brasil, bem como prédios de salas de aula, de docentes, prédio administrativo, cantina, entre outros espaços.

A UAG iniciou suas atividades no segundo semestre de 2005, ofertando os Cursos de Graduação em Agronomia, Licenciatura em Pedagogia, Medicina Veterinária e Zootecnia. A partir de 2009 foram implantados mais três cursos: Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Letras.Na Unidade, também funcionam os Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens; em Sanidade e Reprodução de Ruminantes; e em Produção Agrícola.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, ressalta a transformação significativa pela qual o Interior brasileiro passou e vem passando não só com a UAG, mas com as demais expansões. Com o deslocamento de representantes de uma parcela científica e intelectual da população para municípios mais afastados da capital, afirma, os jovens têm mais expectativas e não precisam mais abandonar suas cidades em busca do sonho do diploma. “A universidade pública e de qualidade em Garanhuns, e outros municípios, transformou a realidade, tanto para os jovens em busca de formação profissional quanto para os familiares e a estrutura em torno desses locais, em municípios que sempre foram menos favorecidos economicamente. Pernambuco foi o primeiro Estado brasileiro a ser contemplado pelo projeto de interiorização do ensino superior e comemoramos agora os frutos dessa importante iniciativa, que está em consolidação e promete ainda mais conquistas no futuro”, afirma.