JavaScript não suportado

 

UFRPE tem participação destacada na Campus Party Recife 4

Por Lidiane Monteiro
Blog InspirAda na Computação – Imprensa Campus Party Recife 4
Estudante de Licenciatura em Computação da UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) esteve presente na Campus Party Recife 4, entre os dias 23 a 26 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, e alcançou participação destacada em toda programação, contribuindo através de 7 palestras/painel, vencendo 2 prêmios no Hackathon Cidadão Inteligente 3.0, 1 Prêmio no Hackathon da IBM, exposição de 4 projetos na Campus Future, 1 Workshop no Palco Developmente 1 Startup no programa Startup & Makers Camp. Além disso, estudantes de diversos cursos de graduação e egressos participaram como campuseiros ou voluntários do evento.

A presença da UFRPE em diversos espaços da Campus Party Recife 4 mostrou a integração do tripé ensino, pesquisa e extensão, assim como as atividades apresentadas foram fruto do trabalho de professores e estudantes, tanto bolsistas de iniciação científica e extensão, como de projetos desenvolvidos em sala de aula. As palestras apresentadas pelos docentes posicionaram a UFRPE nos principais debates de inovação, empreendedorismo e Living Labs.

A participação nas maratonas de programação, Campus Future e Startup & Makers foram importantes para provocar a criatividade e o desenvolvimento de soluções para problemas reais, além do ganho de experiência e contato com profissionais da área.

O reconhecimento dos bons projetos apresentados na Campus Party e os prêmios nas maratonas vieram como resultado do esforço dos estudantes, professores e administração da UFRPE em potencializar e superar desafios da estrutura da universidade para os 3 cursos de computação, que vem melhorando (recente aquisição de novos laboratórios) para possibilitar formação qualificada aos estudantes e boas condições de ensino aos professores.

“Apresentar na Campus Future foi muito enriquecedor, conversamos com pessoas de vários lugares do Brasil e adquirimos novas ideias a serem implementadas futuramente. Além disso, mandamos nosso contato para algumas delas caso queiram interagir mais conosco e nos indicar ou fazer algum investimento”, destacou Demi Gomes, estudante de Bacharelado em Sistema de Informação da UFRPE.

Todo conteúdo da Campus Party pode ser assistido em: http://campuse.ro/events/campus-party-recife-2015/

Confira os detalhes da participação da UFRPE na quarta edição da Campus Party Recife:

PALESTRAS

Palco Terra:

Tema: Controle de fenômenos epidêmicos nas cidades do futuro

Jones Albuquerque

[[{"fid":"670","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"Foto: Ceça Moares","field_file_image_title_text[und][0][value]":"Foto: Ceça Moares"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"Foto: Ceça Moares","title":"Foto: Ceça Moares","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]Docente DEINFO-UFRPE e colaborador do CESAR.edu, coordena o grupo www.epischisto.org cujos trabalhos de combate à Esquistossomose ganharam por duas vezes o Prêmio Pirajá da Silva (2008 e 2010). Ajudou a fundar e é diretor de conhecimento da www.epitrack.com.br cujos trabalhos no monitoramento digital de doenças ganhou o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia 2014. Está cientista-chefe do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação pelo qual participou do time LIKA-CESAR no iGEM 2014 cujos trabalhos no diagnóstico de câncer de mama foram premiados com uma medalha de prata. Fez pós-doutorado no www.pmt.es em modelagem matemático-computacional no combate do espalhamento da Malária na África cujo trabalho com software para diagnóstico de Malária a baixo custo está finalista no 2015 Concurs d’Innovació en Salut.

[[{"fid":"671","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"Foto: Luís Araújo","field_file_image_title_text[und][0][value]":"Foto: Luís Araújo"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"Foto: Luís Araújo","title":"Foto: Luís Araújo","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]Tema: Concurso Hacker Cidadão 3.0

Tema: O papel dos Living Labs em Smart Cities

Taciana Pontual

Formada em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE, professora do Departamento de Estatística e Informática (DEINFO) da UFRPE, e vice-coordenadora do curso de Licenciatura Plena em Computação. Tem mestrado (CIn/UFPE) e doutorado (University of London) na área de Interação Humano-Computador / Tecnologias Educacionais.

Palco Lua:

[[{"fid":"672","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"Foto: Lidiane Monteiro","field_file_image_title_text[und][0][value]":"Foto: Lidiane Monteiro"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"Foto: Lidiane Monteiro","title":"Foto: Lidiane Monteiro","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]Tema: Mudando o Mundo com Empreendedorismo e Tecnologia: do batom aos bytes e bits.

Andrêza Leite

Docente na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com interesse principalmente nos temas: Banco de Dados; Sistemas Distribuídos e Gerenciamento de dados em Nuvem.

Palco Júpiter:

Tema: Linguagens de programação livres: Qual escolher?

Andrêza Leite

Palco Saturno:

Tema: Robôs Domésticos

João Marcelo Teixeira

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). É professor do Departamento de Estatística e Informática da UFRPE e pesquisador do Voxar Labs (CIn/UFPE). Trabalha com visão computacional aplicada a problemas transversais, criando tecnologias de rastreamento, controle e interação natural.

Tema: CESAR, uma instituição com nome de gente

César França

Doutor em Ciência da Computação pela UFPE (2014), tendo cursado Doutorado Sanduíche pelo CNPq na The Open University (Reino Unido).  Atualmente é Professor de Engenharia de Software no Departamento de Estatística e Informática na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi também consultor de pesquisas no C.E.S.A.R.

Palco Development / Workshop I

Workshop: Computação desplugada
César França

Hackathon Cidadão Inteligente 3.0

A UFRPE venceu em duas temáticas a maratona de programação Hacker Cidadão, promovida pela Prefeitura do Recife/Emprel, durante a Campus Party Recife 2015.

Este ano, em sua terceira edição, o desafio teve 55 inscritos e desafiou os participantes a criar soluções tecnológicas para problemas reais da população, ligadas aos programas da Prefeitura do Recife: Diário Oficial, Mãe Coruja, Recife Bom de Bola, Recife Conte Comigo, Recife Acessível, Meio Ambiente e Pacto Pela Vida.

[[{"fid":"673","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"Foto: Lidiane Monteiro","field_file_image_title_text[und][0][value]":"Foto: Lidiane Monteiro"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"Foto: Lidiane Monteiro","title":"Foto: Lidiane Monteiro","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]1o Colocado na Temática: Diário Oficial
Premiação: Smart TV LED 42’ LG LF5850
Aplicativo: Meu Diário Oficial
Equipe: Angélica Lopes, Cristovão Araújo e Bruno Marques, estudante de Bacharelado em Ciência da Computação da UFRPE e membros do Laboratório de Dados Abertos Brasil (uma parceria entre UFRPE e UFPE)
Orientação: Kellyton Brito

1o Colocado na Temática: Meio Ambiente
Premiação: Samsung Galaxy Note 10.1 - 2014 Edition
Aplicativo: Safe Environment
Equipe: Daivid Vasconcelos, estudante de Bacharelado em Sistema da Informação da UFRPE

CAMPUS FUTURE

Exposição na área Open da Campus Party (aberta ao público) de projetos acadêmicos de estudantes de graduação e pós-graduação que são inovadores, criativos, podendo ser protótipos ou sugestão de aplicativos.

[[{"fid":"674","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]AgroTIC:

Sistema de sensoriamento rural de baixo custo. Para isso, faz uso de tecnologias e dispositivos modernos, como a Raspberry Pi e o Thingspeak, os quais conseguem realizar a coleta, processamento e transmissão dos dados com qualidade, requerendo um investimento bem menor comparado ao de um sistema tradicional equivalente.

Equipe: Daniel Carvalho e Alex Calado, estudantes de Bacharelado em Sistema da Informação da UFRPE
Orientador: Victor Medeiros (DEINFO-UFRPE / Juá Labs)

PiLab:

Plataforma de desktops virtuais escalável, elástica e de baixo custo para laboratórios de ensino de informática.

Equipe:  Demis Gomes e Nichene Verçosa, estudantes de Bacharelado em Sistema da Informação da UFRPE
Orientador: Glauco Gonçalves (DEINFO-UFRPE / Juá Labs)

[[{"fid":"675","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]DangerZone: Sistema para registrar ocorrências e otimizar as rotas policiais, identificando os locais de maior perigo do bairro através das estatísticas de ocorrências daquela localidade. Desse modo, as rotas serão traçadas utilizando de forma otimizada os artefatos policiais, como: veículos, combustível e tempo.

Equipe: Fraçois Sousa, Gustavo Pereira, João Lucas Arruda, José Rodrigues, Luiz Delano Júnior, Matheus Uehara, estudantes de Sistema da Informação UFRPE
Orientador: Jones Albuquerque e Maria Conceição Moraes (DEINFO_UFRPE)

Aplicativo: http://danger-zone.orgfree.com

Projeto: https://sites.google.com/site/projetodangerzone/

WakeUp:

Sistema de monitoramento das expressões faciais e toda a movimentação da cabeça do condutor de um veículo automotivo para identificar: "Falta de Atenção", "Distração interna do condutor","Sonolência e falta de descanso" e alertá-lo de forma sonora a melhor maneira de guiar seu veículo para evitar acidentes no trânsito.

Equipe: Gabriele Pessoa, José Fernando Silva, José R. de Oliveira Neto, Clarisse Souza, estudantes de Bacharelado em Sistema da Informação da UFRPE
Orientador: Victor Medeiros

Programa Startup & Makers Camp

Startup & Makers selecionou 200 startups, buscando captar jovens talentos e projetos inovadores para participar de uma área de exposição, atividades de mentoria, networking, hackathons, além de muito conteúdo educacional com palestras e workshops. 

GoNutri

Aplicativo de reconhecimento de imagens que proporciona ao usuário um controle maior sobre a sua alimentação.
Equipe: Charles Nicolas Cavalcanti (BSI-UFRPE), Assafe Carneiro (BSI-UFRPE), Lucas Silva (Faculdade dos Guararapes) 

Além de participar do programa Startup & Makers, a GoNutri foi selecionada para a final ficando entre as 5 melhores Startups da Categoria Cultural Digital/Tecnologia.

A GoNutri surgiu em 2014 e foi modelado tendo seu objetivo definido durante duas disciplinas do 4º período de Bacharelado em Sistema de Informação da UFRPE, sendo elas Análise e Projeto de Sistemas da Informação (docente Jones Albuquerque) e Projeto de Banco de Dados (Docente Ceça Moraes).

Clipping:

Doutorando do CIn e alunos da UFRPE vencem concurso Hacker Cidadão na Campus Party Recife: http://www2.cin.ufpe.br/site/lerNoticia.php?s=1&c=94&id=1193

Palestra de Jones Albuquerque é escolhida como uma das melhores da Campus Party 4 pelo BitBlog - Diário de Pernambuco: http://bit.blog.br/guia-das-melhores-palestras-da-campus-party-recife/

Startup recifense GoNutri alia computação visual à nutrição: http://bit.blog.br/cprecife4-gonutri-alia-computacao-visual-a-nutricao/

http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2015/07/24/robos-domesticos-ganham-destaque-na-campus-party-recife/