Num momento em que escolas e instituições do ensino superior debatem os potenciais e limites relacionados a educação a distância, em decorrência da crise pandêmica causada pela Covid-19, algumas discussões precisam ser aprofundadas a fim de assegurar a qualidade do processo pedagógico. Nesse sentido, o professor e pesquisador Marcelo Brito Carneiro Leão, atual vice-reitor da UFRPE, promove, nesta terça-feira (21/04), a partir das 19h, uma palestra online sobre o chamado Blended Learning, ou ensino semipresencial, do qual é estudioso da área.
A palestra online irá acontecer no modelo das chamadas Lives, podendo ser acessadas nos perfis do pesquisador no Facebook (perfil: marcelo.carneiroleao; página: @marcelobritocarneiroleao), Instagram (@marcelocarneiroleao) e YouTube ( Caanal @mbcleao20).
Segundo docente e gestor da ufrpe, para além dos aspectos legais relacionados à possibilidade de incorporações de interações síncronas e assíncronas a distância em cursos presenciais, que muitas escolas e faculdades vêm adotando, há uma série de apontamentos que precisam ser feitos e aprofundados antes de uma tomada de decisão.
Um primeiro ponto se refere ao processo de inclusão digital, que se dá de formas diferentes numa sociedade marcada por profundas desigualdades. “Nem todos os alunos têm acessibilidade de qualidade, bem como experiência nesta metodologia. Neste contexto é importante com tranquilidade e responsabilidade, buscarmos alternativas para a melhoria da acessibilidade dos estudantes, condição fundamental para o êxito futuro deste modelo”, afirma, ressaltando acreditar que a Educação tende, no futuro, à implementação de modelos mistos, em que as aulas presenciais sejam intercaladas a atividades a distância.
Outra dificuldade imediata tem a ver com a formação pedagógica dos docentes, pois a grande maioria de cursos de licenciatura ainda não dispõe de disciplinas que tratem das especificidades da educação a distância. “Nem todo Professor do atual modelo de Ensino Presencial tem formação no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), para que esta mediação ocorra com a qualidade necessária. Isto não é nenhum demérito a nenhum Professor. É apenas a proposição de um amplo e qualificado programa de formação no uso das TIC na educação”, enfatiza Marcelo Carneiro Leão, que é pós-doutor em uso das Tecnologias da Educação pela Universitat de Barcelona.
Mais um desafio tem relação com as metodologias e materiais que devem ser formatados para o ensino a distância, que são distintos dos modelos da educação presencial. “A transposição de metodologias e materiais da educação presencial para a modalidade EAD não é um processo simples e trivial. Requer uma nova concepção pedagógica. Para isto, necessitamos de equipes interdisciplinares, que possam capitanear este processo de modo qualificado”, destaca.
Para o pesquisador, o futuro da Educação caminha para o modelo Blended Learning, onde já é amplamente utilizado em várias partes do mundo. No entanto, seja para a UFRPE, para outras faculdades, universidades e escolas, é fundamental que essa migração seja feita respeitando as exigências mínimas que garantam a qualidade da experiência, para professores e, sobretudo, para os alunos.
“Esta é uma ação de médio prazo, e que deve ser construída com responsabilidade e um amplo debate”, destaca.
Solidariedade
Além de buscar refletir sobre a utilização de estratégias a distância na educação presencial, a palestra online busca apoiar a campanha Ruralinda Solidária. A ação é promovida por voluntários da UFRPE que vêm buscando minimizar os impactos da crise decorrente da pandemia de Convid-19 entre grupos de maior vulnerabilidade social. Os voluntários estão arrecadando doações financeiras para a compra de alimento, produtos de higiene, produtos de limpeza pessoa, máscaras de proteção para crianças internadas em hospitais públicos, entre outras ações.
Mais sobre a Ruralinda Solidária está disponível neste link: https://bit.ly/2X06STo