AÇÕES E DESCRIÇÕES
Atendimento a distância nas secretarias para evitar o contágio entre as pessoas
O atendimento aos discentes e docentes deverá ocorrer de forma não presencial, por meio de e-mail, telefone ou WhatsApp da Coordenação dos Programas de Pós-graduação e da PRPPG, gabinete e coordenadorias.
Recebimento e entrega de documentação online
Utilização de ferramentas online – e-mail e WhatsApp – pelas Coordenações dos Programas de Pós-graduação e da PRPPG para que os docentes e discentes possam enviar ou receber suas documentações de forma virtual, evitando o contato presencial.
Reuniões virtuais com docentes e discentes
Todas as reuniões com docentes e discentes, bem como do colegiado do programa (CCD) serão realizadas de forma virtual e em dias úteis, no horário do expediente.
Seleção virtual para ingresso de discentes nos Programas de Pós-graduação
Realização de processos seletivos com divulgação de Edital e seleção online. Os processos de inscrição e seleção para ingresso de discentes nos Programas de Pós-graduação serão realizados por meio virtual, com o recebimento da documentação no sistema da PRPPG e as avaliações dos discentes realizadas com uso de ferramentas virtuais.
Estratégias pedagógicas para ensino remoto
Concessão de formação para docentes e discentes utilizarem as estratégias didático-pedagógicas para ensino remoto. Realização de suporte local ou virtual para auxiliar docentes e discentes na implementação e utilização de novas ferramentas - AVA, SIGAA - e procedimentos para uso de estratégias didático-pedagógicas e em plataformas virtuais, como RNP, Meet, Zoom, Jitsi, Skype, entre outras.
Garantia aos discentes do cumprimento de créditos - disciplinas obrigatórias e estágio docência - para obtenção do título de mestre/doutor de forma semipresencial
Oferta de disciplinas condensadas, permitir a validação de créditos em cursos online (Tópicos Especiais), validar a realização de estágio docência nos cursos da UAEADTec e permitir a substituição de disciplinas obrigatórias - de campo/laboratório - por outras disciplinas, em caráter emergencial.
Garantia aos discentes da realização dos exames de Qualificação e das Defesas de Dissertação/Tese por meio virtual
Utilização de plataformas digitais - RNP, Meet, Zoom, Jitsi, Skype, entre outras - para viabilizar a realização das bancas de Qualificação e de defesa de Dissertação/Tese por videoconferência, visando não prolongar o tempo de titulação dos discentes.
Realização das aulas práticas nos laboratórios multiusuários, de modo a garantir os conhecimentos práticos, necessários para a formação dos discentes
Organização do uso dos laboratórios de pesquisa, visando a evitar a aglomeração de pessoas e reduzir a possibilidade de transmissão da COVID-19, por meio de rodízio de pesquisadores e técnicos, garantindo o fornecimento de material de limpeza: álcool 70% e detergente não diluído.
Realização das aulas práticas em campo, de modo a garantir os conhecimentos práticos, necessários para a formação dos discentes
Criação de estratégias de utilização dos veículos para transporte dos docentes e discentes, visando a evitar a aglomeração de pessoas e reduzir a possibilidade de transmissão da Covid-19, como testagem da temperatura dos passageiros e disponibilização de EPI ao motorista, limpeza diária dos veículos e uso limitado de pessoas por veículo - no máximo três, incluindo o motorista.
Dividisão do número de discentes nas aulas práticas em laboratórios ou a campo, possibilitando a divisão do número de discentes nas turmas com mais de três discentes
Realização de aulas práticas em laboratórios ou a campo com número reduzido de discentes, de acordo com o local e a atividade realizada, com a ajuda de monitores para não aumentar a carga horária dos docentes.
Viabilização da realização dos projetos de Dissertação/Tese dos discentes.)
Permissão de mudanças nas metodologias dos projetos de Dissertação/Tese em andamento, dos discentes que não poderão realizar suas pesquisas de forma presencial a curto e médio prazo, como uso de dados secundários, revisão sistemática, meta-análise, entre outros.
Possibilidade de inserção de novas disciplinas, matrículas e cancelamentos durante o semestre
Possibilidade de maior obtenção de créditos pelos discentes. Permitir que o SIGAA fique aberto para inserção de novas disciplinas, bem como realização de matrículas e cancelamentos de disciplinas pelos discentes, de forma a reduzir a carga burocrática em situações de problemas diversos associados com a pandemia.
Inclusão digital dos discentes com recorte social
Concessão de auxílio emergencial aos discentes da PG para possibilitar a aquisição de equipamento de informática, chip de telefonia móvel de sua preferência, em um único pagamento, em pecúnia, por CPF, durante o período de distanciamento social, mediante a comprovação da aquisição do material adquirido enviado por e-mail para a PRPPG.