JavaScript não suportado

 

UFRPE promove jornada de webinários sobre tecnologias na Educação Básica

logo jornada

Participantes terão direito a certificado de 2 horas em cada webinário

Com o objetivo de promover a articulação entre teoria educacional e prática docente, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Joaquim Távora realizam, entre 18 e 27 de agosto, a “Jornada de Tecnologias na Educação”. O evento, que terá como tema “um diálogo entre universidade e escola”, reúne pesquisadores, professores e estudantes de licenciatura e do Ensino Médio que refletem sobre e buscam aplicar experiências de tecnologia em escolas da Educação Básica.

Ao todo, serão realizados 4 webinários gratuitos, abertos ao público e que concederão aos participantes certificados de 2h para cada momento. Os encontros serão transmitidos pelo canal da UFRPE no YouTube (www.youtube.com/ufrpeoficial), na segunda quinzena de agosto, às terças e quintas, das 19h às 20h30. Em cada ocasião, serão abordadas temáticas contemporâneas sobre as relações das tecnologias com a Educação.

No dia 18, a Jornada será inaugurada com o webinário “Games na Educação Básica”. Em 20/08, “Humanidades Digitais na Educação Básica” será o tema do encontro. Na semana seguinte, “Robótica na Educação Básica” (25/08) e “Pensamento Computacional como Habilidade do Futuro” fecham a série de webinários.

INSCRIÇÕES:

18/08 - Games na Educação Básica: https://bit.ly/2XX5P61

20/08 - Robótica na Educação Básica: https://bit.ly/2YecWHJ

25/08 - Humanidades Digitais na Educação Básica: https://bit.ly/31IwYuI

27/08 - Pensamento Computacional como Habilidade do Futuro: https://bit.ly/33Se0Vb

JORNADA

Segundo o professor Lucas Victor, do Departamento de Educação da UFRPE, um dos organizadores do evento, a Jornada foi idealizada para que os participantes possam refletir sobre as temáticas e conhecer ações práticas implementadas por professores, estudantes de licenciatura e pesquisadores em escolas de Pernambuco.

"A Jornada foi pensada para articular o conhecimento teórico-científico que já é produzido pela Universidade às ações práticas que são feitas com as escolas de Educação Básica", ressalta. “São atividades práticas, aplicações de tecnologias, transformação de materiais didáticos e do próprio papel docente a partir do uso de tecnologias na Educação”, complementa.

Estão entre os públicos-alvo da Jornada, professores(as) da Educação Básica, estudantes de cursos de licenciatura, além de docentes formadores das instituições de Ensino Superior. Demais interessados na temática também são convidados a participar. Pessoas interessadas na reflexão e aplicação de tecnologias no âmbito da Educação Básica são convidadas.

Durante os quatro encontros da Jornada de Tecnologias na Educação, 15 palestrantes e expositores apresentarão suas reflexões e experiências. Os debates serão divididos entre um primeiro momento teórico - protagonizado por pesquisadores da temática -; um segundo momento de exposição e reflexão sobre experiências práticas ou produções inovadoras na educação básica; e um terceiro momento em que todos os presentes irão responder perguntas dos presentes ao canal de transmissão.

O evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).

Confira abaixo a programação os webinários da Jornada de Tecnologias na Educação.

 

games

 

robótica

 

humanidades

 

pensamento computacional