A fim de ajudar estudantes em vulnerabilidade socioconômica, discentes da UFRPE tiveram a iniciativa de montar novos computadores a partir de equipamentos em desuso ou sem funcionar. A equipe da startup Recibra, da Unidade Acadêmica de Santo Agostinho (UACSA), está recebendo doações para realizar o trabalho.
Com apoio do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI/Instituto Ipê/UFRPE), os/as estudantes conseguiram sala no Cegoe, no Campus Dois Irmãos, e precisam de doações de computadores danificados ou sem uso - em bom estado - ou periféricos como teclado, mouse, monitor, pentes de memória e HD, que podem ser usados nas montagens. Empresas e entidades que possuam computadores nessas condições também podem ajudar a iniciativa.
A ideia inicial é beneficiar os estudantes que não conseguiram o auxílio digital emergencial da Universidade e, para contribuir com tais informações e fornecer apoio, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) também foi acionada.
De acordo com a equipe Recibra, o grupo pretende ajudar no que for preciso para que todos tenham acesso a computadores durante e após o período de aulas remotas. “Meus amigos e eu temos a UFRPE como nossa casa. Por isso, queremos ajudar da melhor maneira possível nossos colegas estudantes”, ressalta um dos integrantes da startup, Romário Jonas.
Contatos para doações:
Telefone/WhatsApp: (81) 9.9845-1510
E-mail: recibra@gmail.com
Instagram: @recibraof