Considerando o início do Período Letivo excepcional 2020.3 e a realização de atividades de ensino remoto das unidades curriculares dos cursos de graduação, os docentes poderão utilizar quaisquer plataformas digitais para apoiar processos de ensino e aprendizagem, considerando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRPE como opção preferencial. Nesse sentido, a equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação salienta a importância da comunicação entre discentes e docentes neste processo, e sugerimos considerar as orientações mais adequadas ao contexto do curso, dentre as descritas abaixo:
1- No caso dos docentes que optaram pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle) da UFRPE
- Orientações para discentes acessarem o AVA (http://ava.ufrpe.br/):
• Teste seu acesso ao AVA! Ele é feito com o seu login do SIGA e senha de serviços integrados.
• A senha de serviços integrados não é a senha do SIGA! É a mesma senha de acesso a WIFI, que é criada dentro do SIGA.
• Se você nunca acessou o AVA antes, precisa fazer o seu primeiro acesso. Veja as instruções aqui http://ava.ufrpe.br/login/index.php (Is this your first time here?) Vejam que há um período de espera, então façam com antecedência!
• Ao fazer login no AVA, role a lista de disciplinas até o fim. Geralmente as disciplinas mais novas são adicionadas ao final da lista de todas as disciplinas que você já cursou. Para movê-las para o início, clique no botão Ativar edição, no canto superior direito, e arraste as disciplinas para cima.
2 – No caso dos docentes que optaram por outras plataformas digitais
Mesmo os docentes que não optarem utilizar o AVA-UFRPE, sugerimos inserir como tópico, no ambiente de sua disciplina no AVA-UFRPE, um aviso com os meios de comunicação (telefone e/ou e-mail) e, se for o caso, o link / código da sala do Google Classroom para acesso dos discentes; Neste caso, orientar os discentes a acessarem o ambiente no AVA de todas as disciplinas em que estão matriculados, para verificar avisos dos professores.
Outras opções:
- Solicitar aos discentes a atualização dos e-mails no SIGA ou SIGAA;
- Elaboração de formulário no qual os discentes possam informar os seus e-mails;
- Disponibilizar aos docentes os e-mails dos discentes matriculados; - Disponibilizar os e-mails dos docentes aos discentes.