O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É fundamental ampliar as ações para proteger as crianças e reduzir os níveis de mortalidade infantil. Além disso o laço simboliza todas as partes envolvidas.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Esse é o 28º ano em 120 países se unem no mês de agosto para o incentivo ao aleitamento materno. Em 2020, esse movimento estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em defesa da amamentação tem como tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. Durante o lançamento, também foi destacado que o leite materno deve ser dado inclusive neste momento de pandemia da COVD-19. As principais evidências científicas disponíveis atualmente mostram que os benefícios do aleitamento materno superam consideravelmente os potenciais riscos de transmissão do novo coronavírus.
Além disso, é possível adotar/reforçar as medidas que ajudam a proteger o bebê, como lavar as mãos frequentemente, cobrir o espirro e a tosse, limpar as superfícies. Se houver suspeita ou confirmação de que a mãe está com COVID-19, ela deve usar uma máscara durante qualquer contato com o bebê, inclusive na hora de amamentar. Neste sentido, contar com a participação do pai nos cuidados com a criança é fundamental.
O Departamento de Qualidade de Vida(DQV)/UFRPE apoia as ações educativas de incentivo buscando esclarecer sobre a importância de apoio nesse momento e participa das atividades por meio de articulações com instituições como o IMIP, a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) e Secretaria Estadual de Saúde, em eventos como o “XIV Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno", a realizar-se no dia 28 de agosto, das 9h às 17h.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Brasil lança campanha de amamentação durante Semana Mundial do Aleitamento Materno. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43891-ministerio-da-saude-lanca-nova-campanha-de-amamentacao. Acesso em: 20/08/20.
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe). XIV simpósio pernambucano de aleitamento materno, 2020. Disponível em:http://www1.imip.org.br/imip/noticias/imip-e-sopepe-promovem-xiv-simposio-pernambucano-de-aleitamento-materno-inscricoes-abertas.html. Acesso em: 18/08/20.
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Aleitamento materno e a doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19): Informações científicas 23 de junho de 2020. Disponível em:
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6242:brasil-lanca-campanha-de-amamentacao-durante-semana-mundial-do-aleitamento-materno&Itemid=839 Acesso em: 18/08/20.
Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Gerência de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa (GSHI). Agosto, mês da valorização da paternidade. "Pai não é visita! A presença paterna na experiência do nascimento". Disponível em:
http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-atencao-saude/agosto-campanha-valoriza-exercicio-da-paternidade. Acesso em 21/08/20.
Texto elaborado por: Marina Mendes (Odontóloga, SIAPE. 3849390 - Coordenadora de Atenção à Saúde/DQV) e Luana Amaral (Psicóloga, SIAPE 1676222, Coordenadora de Saúde do Servidor/DQV).