JavaScript não suportado

 

IFES pernambucanas promovem ato virtual contra cortes do orçamento

   A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), junto com cinco universidades e institutos federais do Estado, promove, na próxima segunda-feira (29), ato virtual em defesa da recomposição do orçamento para as Instituições Federais de Ensino Técnico e Superior (Ifes), que sofreu corte de aproximadamente 18% no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) aprovado na última quinta-feira (25), no Congresso Nacional. O texto segue para sanção presidencial.

A manifestação pública será realizada às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube (https://www.youtube.com/ufpeoficial). O ato em defesa da educação, ciência, tecnologia e inovação reivindica recursos necessários para a manutenção e o funcionamento das instituições federais de ensino, defendendo também os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A UFRPE, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) também defendem que a Lei nº 177/2021 seja promulgada, de modo que os recursos do FNDCT possam ser plenamente utilizados no orçamento deste ano.

O corte que atinge as instituições federais de Ensino Técnico e Superior equivale a R$ 1,4 bilhão a menos de recursos em relação aos valores do PLOA de 2020. No ano passado, já havia sido registrada redução de 8,64% no orçamento das Ifes, em relação a 2019.

O reitor Marcelo Carneiro Leão considera de extrema importância, neste momento, a mobilização conjunta para tentar reverter o corte orçamentário proposto. "Precisamos da colaboração de toda a sociedade e dos parlamentares especificamente, que representam os interesses da população", ressalta. 

PARTICIPANTES - Em oposição a este cenário de retrocesso e a favor da educação pública de qualidade, os reitores das Ifes de Pernambuco conclamam a sociedade a se juntar à iniciativa. Participam da manifestação o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, além do reitor  Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo (UFPE), o reitor Airon Aparecido Silva de Melo (Ufape), o reitor Paulo César Fagundes Neves (Univasf), o reitor José Carlos de Sá (IFPE) e a reitora Maria Leopoldina Veras Camelo (IF Sertão-PE), além dos vice-reitores das instituições.

Também se juntarão ao debate representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), União Nacional dos Estudantes (UNE), Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Academia Pernambucana de Ciência (APC), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), parlamentares da bancada pernambucana, Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre outras instituições que ainda estão confirmando presença.