Estaudantes de Gastronomia lançam e-book sobre aproveitamento de alimentos

Estudantes matriculados na disciplina Cozinha Alternativa, do curso de Bacharelado em Gastronomia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), elaboraram o e-book Aproveitamento Integral dos Alimentos. O trabalho foi desenvolvido sob orientação das professoras Fátima Padilha e Monica Panetta, durante a pandemia do vírus Sars-cov-2 (Covid 19), durante o Período Letivo Excepcional (PLE) 2020.4.

A proposta tenta amenizar o grande desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, sendo uma das alternativas o aproveitamento integral dos alimentos, em que partes como cascas, folhas, sementes, raízes, talos entre outros, podem ser consumidas nas mais diversas preparações.

Vale ressaltar que é fundamental saber a procedência dos alimentos e sempre que possível escolher os alimentos orgânicos, livres de agrotóxico, advindos da agricultura familiar que produzem no sistema de base agroecológica, sendo fundamental quando se utiliza partes mais expostas como casca, folhas, flores.

Alimentos crus nas refeições podem aumentar a ingestão de nutrientes, uma opção mais autônoma é germinar as sementes em casa, consumindo-as bem frescas, o que aumenta seu potencial, porém alguns cuidados são necessários como utilizar sementes e grão livres de agrotóxicos e, depois de germinadas avaliar se estão saudáveis e próprias para o consumo, sem traços de fungos ou deterioração.

A preservação do meio ambiente, pode ocorrer com o manejo adequado do lixo na cozinha, uma das possibilidades é utilizar uma composteira, que pode ser feita em pequenos espaços, dessa maneira é possível diminuir os resíduos orgânicos domésticos e, além disso, transformá-los em adubo.

Neste contexto, aproveitamos a oportunidade para discutir um pouco sobre Boas Práticas de Manipulação, Germinação de Sementes e Compostagem, assuntos de extrema importância na atual conjuntura.

Clique aqui para baixar esse ebook, aproveitem e divulguem para seus amigos.