UFRPE oferta cursos para Fernando de Noronha em programa educacional amplo

foto reitor assinando convênio ao lado do gestor de Fernando de Noronha e pró-reitores

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ofertará programa educacional pioneiro no Arquipélago de Fernando de Noronha. O Protocolo de Intenções foi assinado nesta segunda-feira (5/04) e prevê dois cursos de graduação, que serão voltados prioritariamente para a população da ilha: Tecnológico em Gestão de Negócios e Bacharelado em Administração e Empreendedorismo.

O programa contempla ainda as áreas de extensão e pós-graduação, e já tem início neste ano, com projeto preparatório para o Enem. Os cursos, bem como as demais ações planejadas foram desenhados de acordo com estudo realizado entre os ilhéus, que hoje precisam se deslocar para outros centros e capitais em busca de educação superior.

gestores mostrando o convênio assinado A cerimônia de assinatura contou com a presença do reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, bem como equipe reduzida de gestore(a)s de ambas as instituições responsáveis pelo programa.

Os cursos têm formato inovador, com matrizes acopladas, e seguem a tendência das graduações da UFRPE, que vêm sendo projetadas e reprojetadas a partir das novas demandas e mudanças da sociedade. O formato tecnológico, por exemplo, permite uma formação superior, de qualidade e mais dinâmica, podendo o estudante conquistar o diploma em dois anos e já ingressar em especializações. No caso do programa educacional de Fernando de Noronha, dependendo da carreira a ser seguida, o(a)s estudantes podem optar pelas áreas de turismo, meio ambiente, gestão ambiental e administração, entre outras. “São cursos multifacetados, integrados e com vários itinerários formativos. Estamos ofertando a UFRPE à Ilha, em sua completude, construindo um programa amplo, com acesso prioritário aos ilhéus, garantindo a formação in loco e, tendo sido uma escolha feita pela própria comunidade, aponta-se para várias áreas de atuação”, ressaltou a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE, Socorro Lima.

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, destacou o importante valor agregado às pessoas da Ilha, que poderão permanecer no local durante e após a trajetória formativa. Para o gestor, a ideia do programa é, além de proporcionar uma formação cidadã e qualificada às pessoas, promover o desenvolvimento do local. "É uma forma de levarmos a Universidade e agregar valor à formação dos ilhéus, contribuindo para um desenvolvimento socialmente justo em Fernando de Noronha”, sublinhou.

gestores em pé em frente a bandeiras da UFRPE, Brasil e PEPara o administrador de Noronha, Guilherme Rocha, a parceria gera oportunidades para os moradores e moradoras da Ilha, que já possui sistemas de educação e saúde referenciados e, agora, pode contar com educação superior pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. “Apesar do momento difícil que estamos vivenciando, temos que celebrar essa iniciativa, pois estamos investindo no futuro, na formação da vida das pessoas, que têm dificuldades, pela situação geográfica, e agora poderão estudar dentro da própria casa”, afirmou.

O diretor da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec), Jorge Correia, expressou a importância de se realizar um programa a partir da escuta das pessoas, antes de todo o processo. “Queremos que seja um programa mais amplo, que vai avançando aos poucos, de acordo com o momento em que vivemos. Sabemos do impacto transformador de se levar a universidade ao local. Essa ida a Noronha é um caminho transformador e uma grande conquista para todos”.

Já o professor Alexandro Machado, da Unidade UAEADTec/UFRPE, trouxe, em sua fala, a importância do início de uma ação permanente, e não provisória, como acontece em muitas situações, sem garantia de impacto real. “Participar do programa é gratificante, pois estamos dando início a uma trajetória bonita, que terá continuidade. A assinatura desse protocolo traz a intenção de perenidade do processo, com diálogo e consciência da caminhada”, enfatizou. O docente integra o projeto de estruturação do programa educacional, em conjunto com as equipes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da UAEADTec.

A superintendente de Educação de Fernando de Noronha, Rúbia Uchôa,  o Superintendente de TI, Orçamento e Finanças, Ricardo Monteiro, bem como o coordenador do Controle Migratório, Marcylio Alencar, também destacaram a relevância do convênio para a ilha.