Premiação da Olimpíada Pernambucana de Química ocorre nesta sexta (2/07)

Nesta sexta (2/07), a partir de 19h, o canal do Espaço Ciência no YouTube transmite, ao vivo, a cerimônia de premiação da Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ). Os protagonistas serão os 100 medalhistas e outras centenas de premiados com menção honrosa.

Haverá sorteio de livros para os participantes do evento, que ocorre pelo link: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?p=18166

A Olimpíada Pernambucana de Química é promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Espaço Ciência, com apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e Conselho Regional de Química (CRQ-PE) da 1ª Região.

A professora da UFRPE Maria Jose Filgueiras, organizadora do evento no estado, destacou a motivação e o interesse dos estudantes em participar do evento, apesar do momento atual, marcado pela pandemia de Covid-19. "Isso não diminuiu a motivação e o interesse em participarem da olimpíada de Química, considerada muitas vezes como uma disciplina abstrata e complexa. A participação de estudantes em eventos como esse tem como objetivo identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas na área de exatas, atuando como instrumento para a melhoria dos ensino fundamental e médio", destaca.

Entre os 22 estados que realizaram a olimpíada de Química, Pernambuco foi o estado com maior número de participantes inscritos, totalizando 31.540 pessoas, de 569 escolas em 182 municípios.