UFRPE recebe o II Forcult

Entre os dias 09 e 10 de setembro acontece o II Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste (FORCULT - NE). Todas as atividades da programação acontecerão de forma remota e as inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 06/09/2021 no site: https://www.even3.com.br/forcultne2021

O II Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste (II FORCULT – NE), em consonância com os encaminhamentos de sua primeira edição, objetiva constituir uma rede de iniciativas no âmbito das políticas culturais e sua gestão institucional, que expressam a diversidade das agendas culturais implementadas no campo da concepção e formulação, da capacitação de agentes e produtores/as, na constituição de parcerias interinstitucionais, além de criar espaços de fruição das expressões das artes em suas múltiplas linguagens, assim como de proporcionar um ambiente de trânsito para a inventividade e saberes dos/as artistas, advindos de seus territórios comunitários e tradições populares.

Este II FORCULT NE também deseja e espera celebrar o encontro das IES sediadas 9 estados nordestinos, na convicção de que a preciosidade singular daquilo que cada uma realizada em suas políticas culturais serve de combustível para constituir uma rede de iniciativas articuladas e ações institucionalmente solidárias.

Na programação estão previstos Grupos Temáticos (GTs) e Rodas de Diálogos, que acontecerão pelo Google Meet. Teremos como convidados Albino Rubim (UFBA), José Robson Maia Almeida (UFCA), Luciano Simões (UFRB), Jonas Defante (IFFluminense), Moisés de Melo Santana (UFRPE), Chico Célio (Corredor Cultural Benfica – CE), José Márcio Barros (UFMG/UFBA/ODC), Wenceslao Machado de Oliveira Jr. (UNICAMP) e Marcelo F. Rocco (UNICAMP).

Atualmente, o FORCULT é uma realidade com edições sendo realizadas em todas regiões do país, em 2021 estão previstos o II FORCULT-NORTE, II FORCULT-SUL, II FORCULT-CENTRO-OESTE e IV FORCULT SUDESTE, em um movimento estratégico de embasar reflexões e definir proposições para sua edição nacional. Deste modo, o II FORCULT-NORDESTE se agrega nesse amplo esforço coletivo de trazer as iniciativas e ações culturais para centralidade do debate político nas universidades.

Neste ano de 2021, em processo eleitoral, todas as regionais definirão suas coordenações e, como culminância no 5º FORCULT – NACIONAL, que acontecerá de 28 a 30 de setembro próximo, sediado pela Universidade Federal de Goiás/UFG, será eleita a primeira coordenação nacional, consolidando-se em um espaço dialógico, horizontal e colegiado, e, fundamentalmente, congregando atores e agentes culturais para pensar o lugar da gestão cultural no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Contamos com sua participação e também com sua colaboração na divulgação dessa informação para profissionais que atuam na área da cultura nas IES da região Nordeste. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail <segundoforcultnordeste@gmail.com>.

O II FORCULT NE será sediado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em Recife, organizado em parceira com as seguintes IES:

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB