PROFMAT/UFRPE celebra 100ª defesa de dissertação do Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que iniciou suas atividades em 2011 no Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) alcançará a marca de 100 dissertações defendidas no dia 31 de agosto às 15:00 através do GoogleMeet pelo link bhr-cyuo-ehs .

Intitulada “A importância dos recursos computacionais na resolução de equações e sistemas por estudantes do ensino médio”, a pesquisa foi realizada pelo Cícero José da Silva, sob orientação do professor Dr. Ross Alves do Nascimento.

Com o objetivo de estudar as dificuldades enfrentadas no ensino de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas, utilizando recursos computacionais o que propicia aos estudantes observarem um mesmo objeto a partir de múltiplas representações e registros. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática na qual os estudantes participantes utilizaram o software GeoGebra na resolução de sistemas de duas equações do segundo grau.

Deste modo, o estudo busca inserir o contexto escolar na realidade do século XXI, em que estudantes que já utilizam computadores, tabletes, smartphones, redes sociais e aplicativos diversos, possam fazer tais recursos aliados ao processo de aprendizagem e à atualização dos docentes de matemática quanto ao tema.