Lançamento de livro feito pelos estudantes de licenciatura de História da UFRPE

Os Estudantes do curso de licenciatura em História da UFRPE, sob a orientação da Profa. Dra. Juliana Alves de Andrade (Ded/UFRPE), organizam livro "Estágio em Historia na Quarentena" para contar as experiências pedagógicas vividas na disciplina de Estágio Supervisionado Curricular em História-III, durante a vigência do período letivo chamado Período Eletivo Excepcional (PLE), por conta do coronavírus (SARS-COV-2).

No material,  os estudantes  descrevem como organizaram as atividades pedagógicas em tempos de distanciamento social (Quarentena) e Ensino Remoto. O livro publicado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas (NEPHECs), e com o apoio da coordenação do Curso de Licenciatura em História da UFRPE,  traz um conjunto de relatos de professores e professoras sobre ensinar e aprender História na Educação Básica em formato remoto e descrevem como precisaram organizar de modo diferente o fazer pedagógico, para vencer a desigualdade de acesso aos meios digitais enfrentado pelos estudantes da educação básica no Recife e as fake news.

O livro reúne uma série de depoimentos, descrição de atividades desenvolvidas nas turmas do Ensino Fundamental (Anos finais), na primeira parte, intitulada “Histórias e Memórias dos docentes na pandemia”, o leitor encontrará um conjunto de entrevistas realizadas com os professores/as-supervisores/as do estágio em História. Já na segunda parte do livro, chamada de: “COMO FAZER? aulas de história em tempos de ensino remoto”, pode-se observar a descrição das atividades desenvolvidas. Além de relatar como ocorreu a ação pedagógica, os licenciandos apresentam o processo de planejamento da aula na o formato remoto. Todo o ritual pedagógico foi organizado a partir da perspectiva do Design thinking, que tem como objetivo a resolução de problemas pedagógicos trazidos pelos estudantes nas aulas.

Os trabalhos apresentados, mostram como usando a criatividade e compromisso político desenvolveram suas aulas a partir das plataformas digitais.  Por fim, na terceira parte, nomeada de “Fake news como objeto de debate nas aulas de história”, os autores apresentam reflexões sobre redes sociais, inverdades, verdade e pós-verdade como tema na sala de aula.