JavaScript não suportado

 

Nota de repúdio - Atraso no Pagamento das Bolsas Pibid e Residência Pedagógica

A UFRPE vem, em solidariedade, juntar-se a bolsistas dos Programas Pibid e Residência Pedagógica e demonstrar seu repúdio ao atraso no pagamento das bolsas. São, na UFRPE, 166 bolsistas de Iniciação à Docência dos diversos cursos de licenciatura. No Brasil, há cerca de 60 mil bolsistas que atuam nos programas e dependem financeiramente deles.

O atraso provoca desânimo e desmotivação no(a)s bolsistas, uma vez que não há expectativa de quando o pagamento será feito. Além de gerar impacto nas atividades desenvolvidas nas escolas-parceiras, que podem ser interrompidas a curto prazo.

O(a)s bolsistas dos programas só tiveram ciência da situação ao não receberem a bolsa do mês de setembro. Segundo nota da Capes, o atraso no pagamento das bolsas tem por justificativa a necessidade de aprovação do PLN 17/2021 pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, que busca a recomposição orçamentária.

Diante do exposto, pede-se maior preocupação com políticas públicas voltadas para a Formação Inicial e Continuada de Professore(a)s, bem como celeridade na votação do orçamento. Dessa forma, solicita-se apoio junto aos parlamentares para que esta situação se normalize o mais rapidamente possível.